"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Super Rede conscientiza clientes sobre sacolas plásticas

Foto: Johanna Joplin
A Super Rede é uma associação composta por seis empresas de supermercados de grande porte como Super Polar, Pinheiro Supermercado, Super do Povo, Super Lagoa, Super Frangolândia e Compre Certo Supermercados. Com 35 lojas e dez anos no mercado, ela vem se destacando não só pela variedade de produtos, mas pelas ações feitas em suas parcerias.

Há alguns meses, a Super Rede lançou uma campanha “O Dia da Parada pelo Meio Ambiente”, com a finalidade de abolir as sacolas plásticas. Nesse dia foi declarado que em todas as redes parceiras da empresa teria um caixa exclusivo para compras com sacolas reutilizáveis, chamado caixa verde.

Segundo Evaldo Barbosa, gerente de prevenção na área de perdas da empresa do Super Frangolândia, essa campanha veio para conscientizar e fazer com que o cliente se despegue das sacolas plásticas. “Estamos nessa campanha há meses e pretendemos fazer com que o cliente saiba dos danos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente”.

Com a aprovação do Projeto de Lei 496/2007, que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas no comércio, a associação de supermercados pretende atrair os clientes com panfletagem, carro de som, modelos de sacolas atualizados e mais resistentes. “Para chamar a atenção dos clientes para essa causa, fazemos uma mobilização explicativa, informado a população. E o cliente já está começando a entender”, afirma Evaldo.

Foto: Johanna Joplin
A substituição das sacolas é uma das prioridades do Frangolândia, sendo uma ação decisiva e na defesa e preservação do meio ambiente. “Todos os supermercados da Super Rede estão em uma expectativa muito grande de essa lei sair, pois quando estiver em vigor poderemos fazer novas parcerias e investimentos”, finaliza.

ECOBAGS, um produto alternativo no mercado

Em meio à discussão no País sobre o uso de sacolas plásticas no varejo, empresários lucram com a oferta de um produto personalizado e ainda ecologicamente correto: as bolsas reutilizáveis, conhecidas como ecobags.

Foto: Johanna Joplin
Em Fortaleza, assim como São Paulo, Rio e Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, já foi iniciada uma discussão sobre a redução no uso de sacolas plásticas e muitos estabelecimentos estão aderindo essa nova proposta. O Pão de Açúcar, por exemplo, desde março de 2009 é um dos supermercados que incentiva o uso de sacolas retornáveis aos seus clientes.

Através de um programa de relacionamento chamado “Pão de Açúcar Mais” que traz ofertas exclusivas, promoções, o cliente acumula pontos com as compras realizadas nas lojas do grupo. Esses pontos são trocados em vale-compras.

Em 2010, a empresa foi destaque na venda de sacolas retornáveis. Com diversos modelos de matérias diferentes como ráfia sintética, algodão e PET, a empresa vende aproximadamente 2,2 milhões. De acordo com Viviane Costa, supervisora do Pão de Açúcar da Bezerra de Menezes, a empresa tem como foco reduzir, reusar e reciclar materiais.

Foto: Johanna Joplin
Para a dona-de-casa, Araci de Albuquerque, as sacolas, além de firmes e bonitas, são resistentes, práticas e não rasgam com facilidade. São mais discretas e evita que as pessoas observem o que está sendo comprado. Atualmente, além do programa “Pão de Açúcar Mais”, a empresa desenvolve atividades, metas e objetivos sustentáveis reafirmando seu compromisso com a natureza.


Benefícios

  • Estas sacolas podem ser reutilizadas por vários anos com os cuidados adequados, sendo este o seu principal benefício, visto que não é necessário utilizar sempre novas sacolas;
  • O uso das sacolas retornáveis reduz os gastos energéticos da produção de sacolas plásticas;
  • O uso das sacolas retornáveis reduz a poluição produzida durante a produção das sacolas plásticas;
  • O uso das sacolas retornáveis reduz o uso das sacolas de papel, cuja fabricação envolve o corte de árvores;
  • Em alguns casos, o dinheiro da compra de sacolas retornáveis é empregado no plantio de árvores que, por sua vez, recolhem o gás carbônico da natureza
  • Não degrada o meio ambiente, pois é um produto totalmente biodegradável;
  • Fácil de guardá-las, na bolsa para quando for ás compras, como em casa não ocupando espaço;
  • Possuem vida longa, e podem ser lavadas.