"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

sábado, 19 de novembro de 2011

Cistite: Uma eterna batalha

Cistite é o nome dado a um tipo de inflamação ou infecção na bexiga. Geralmente causada por germes, bactérias ou também por fungos e vírus. Essa doença é muito comum tanto em mulheres como homens. A probabilidade da infecção é maior em mulheres; 50% aproximadamente têm cistite durante sua vida.

A obtenção desse vírus pode ser devido o uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos, mulheres e em atividade sexual frequente. De acordo com a Dr. Marcisa Figueiras, ginecologista, as mulheres são mais sensíveis a esta doença por conta de sua uretra ser menor e também devido à distância relativamente pequena entre a abertura da uretra e o ânus. 

Essa bactéria quando se manifesta causa aumento da frequência das micções, dor na bexiga, ardência ou dificuldade de urinar. A urina pode apresentar odor forte e sangramento. Dores lombares e irritações também são sintomas da cistite. Há também pacientes que tem esses germes e não apresentam nenhum sintomas.
Foto: Divulgação
Para identificar, além dos sintomas, é preciso ser feito um exame laboratorial para a confirmação do diagnóstico. Esse exame é feito através da coleta da urina e análise do material colhido. Portanto, o exame mais importante a ser feito é urocultura com antibiograma, ele detectará se a cistite é infecciosa ou não.

A infecção deve ser tratada o quanto antes, sendo um tratamento específico para cada paciente infeccionado. Geralmente, os antibióticos mais adequados são aqueles indicados no antibiograma, que é de acordo com o grau de inflemação.

Para a prevenção da doença, Dr. Marcisa indica alguns cuidados, tais como beber muita água, urinar frequentemente, fazer sexo seguro, urinar após as relações, não usar absorventes internos, evitar diafragma e o uso de roupas íntimas de Nylon e jeans, lavar a região peri-anal após as evacuações e especificamente para as mulheres limpar-se sempre da frente para trás após defecar.


Há vários tipos de cistite

* Cistite bacteriana, o tipo mais comum, o qual geralmente é causada por bactéria coliforme sendo transferida do intestino para a bexiga através da uretra.
* Cistite intersticial é considerada mais uma lesão da bexiga resultando em irritação constante e raramente envolve a presença de infecção. A causa da cistite intersticial é desconhecida, mas suspeita-se que ela possa ser autoimune, quando o sistema imunológico ataca a bexiga.
* Cistite eosinofílica é uma forma rara de cistite que é diagnosticada por biópsia. Nesses casos, a parede da bexiga é infiltrada com altas números de eosinófilos (tipo de glóbulo branco). A causa da cistite eosinofílica é desconhecida, porém ela pode ser engatilhada em crianças por certos medicamentos.
* Cistite por radiação geralmente ocorre em pacientes passando por radioterapia para tratamento de câncer.
* Cistite hemorrágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário