"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

domingo, 22 de julho de 2012

Bicicleta de bambu?

Vou postar aqui uma noticia muito legal onde um grupo de jovens resolveram criar um a bicicleta de bambu, confere a noticia abaixo.


Todos os dias, um grupo de 12 jovens bate ponto no Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo. Logo de manhã, já começam a desamarrar pacotes de bambu. Com uma cola natural, feita ali mesmo, juntam os pedaços, formando quadros triangulares. Três horas de secagem e outras peças são acopladas. Rodas, câmbio, catracas, guidão e aí está: uma bicicleta novinha, para um dos 4,6 mil alunos da rede municipal ir e voltar da escola pedalando.

É assim que funciona a primeira e única "fábrica" de bicicletas de bambu de São Paulo. Ocupando dois andares de um CEU, ela é peça essencial do projeto "Escolas de Bicicletas", que prevê que, até o fim do ano, cem alunos de 12 a 14 anos em cada um dos 46 CEUs se desloquem para a escola em comboios de bicicletas, acompanhados por monitores. Hoje, cerca de 500 crianças já pedalam nesse esquema. E todas as bicicletas saem das mãos dos 12 jovens do Jardim Paulistano.

A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 50 bicicletas por dia e, desde o início da operação, em março, já construiu 1,5 mil. Serão 4.680 até novembro. Segundo o coordenador do projeto, Daniel Guth, a opção pelo bambu não é à toa. "Nossa ideia não é apenas colocar bicicletas na rua, mas também conscientizar as crianças sobre conceitos como sustentabilidade e ambientalismo. O bambu gasta muito menos energia do que o alumínio e é produzido bem perto daqui, em Bragança Paulista, o que diminui os custos com transporte. A pegada de carbono é muito pequena."

Durabilidade
Guth também garante que o material é resistente. Segundo ele, testes de resistência foram feitos a pedido da Prefeitura antes do início do projeto e cada bicicleta aguentou, em média, 1,6 tonelada antes de o bambu começar a rachar. "Essas bicicletas podem durar até 20 anos", diz o designer carioca Flávio Deslandes, que concebeu a bicicleta. Ele mora na Dinamarca há mais de uma década, projeta bikes de bambu desde 1995, e desenhou o modelo do CEU especialmente para o programa municipal.

Toda a fabricação das bicicletas e dos bicicletários nos CEUs, além do treinamento dos alunos, está orçada em R$ 3,1 milhões. Os jovens recebem salário do Instituto Parada Vital, entidade contratada para o projeto.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

sábado, 14 de julho de 2012

O elemento água da vida

A água como todos nós sabemos é um elemento vital para a vida na terra. Este líquido composto por hidrogênio e oxigênio é considerado uma das substâncias mais ambundantes do palneta, mas até quando?
Aproximadamente 80% do nosso organismo é composto por água, sendo considerada pelos pesquisadores como um importante fator para a conservação da saúde, porém está havendo um grande desperdício.
 

A escassez da água no país é preocupante, mesmo o Brasil sendo um país privilegiado por ter o maior rio do mundo, a irregularidade da distribuição e a falta de saneamento básico em alumas regiões são fatores agravantes, pois, hoje em dia, 55% da população não tem água tratada, por isso, políticas públicas devem ser desenvolvida para que se reverta esse quadro.
 

Segue abaixo algumas dicas onde em casa mesmo você pode está contribuindo e reduzindo esse disperdício.

- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira.

- Ao tomar banho, desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.

- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;


É com pequenas atitudes que fazemos grande diferença.

Faça você também, contribua para a preservação do bem mais valioso, a água.