Vou postar aqui uma noticia muito legal onde um grupo de jovens resolveram criar um a bicicleta de bambu, confere a noticia abaixo.
Todos os dias, um grupo de 12 jovens bate ponto no Centro Educacional
Unificado (CEU) Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo. Logo de
manhã, já começam a desamarrar pacotes de bambu. Com uma cola natural,
feita ali mesmo, juntam os pedaços, formando quadros triangulares. Três
horas de secagem e outras peças são acopladas. Rodas, câmbio, catracas,
guidão e aí está: uma bicicleta novinha, para um dos 4,6 mil alunos da
rede municipal ir e voltar da escola pedalando.
É assim que funciona a primeira e única "fábrica" de bicicletas de bambu
de São Paulo. Ocupando dois andares de um CEU, ela é peça essencial do
projeto "Escolas de Bicicletas", que prevê que, até o fim do ano, cem
alunos de 12 a 14 anos em cada um dos 46 CEUs se desloquem para a escola
em comboios de bicicletas, acompanhados por monitores. Hoje, cerca de
500 crianças já pedalam nesse esquema. E todas as bicicletas saem das
mãos dos 12 jovens do Jardim Paulistano.
A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 50 bicicletas por dia
e, desde o início da operação, em março, já construiu 1,5 mil. Serão
4.680 até novembro. Segundo o coordenador do projeto, Daniel Guth, a
opção pelo bambu não é à toa. "Nossa ideia não é apenas colocar
bicicletas na rua, mas também conscientizar as crianças sobre conceitos
como sustentabilidade e ambientalismo. O bambu gasta muito menos energia
do que o alumínio e é produzido bem perto daqui, em Bragança Paulista, o
que diminui os custos com transporte. A pegada de carbono é muito
pequena."
Durabilidade
Guth também garante que o material é resistente. Segundo ele, testes de
resistência foram feitos a pedido da Prefeitura antes do início do
projeto e cada bicicleta aguentou, em média, 1,6 tonelada antes de o
bambu começar a rachar. "Essas bicicletas podem durar até 20 anos", diz o
designer carioca Flávio Deslandes, que concebeu a bicicleta. Ele mora
na Dinamarca há mais de uma década, projeta bikes de bambu desde 1995, e
desenhou o modelo do CEU especialmente para o programa municipal.
Toda a fabricação das bicicletas e dos bicicletários nos CEUs, além do
treinamento dos alunos, está orçada em R$ 3,1 milhões. Os jovens recebem
salário do Instituto Parada Vital, entidade contratada para o projeto.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
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