"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

III Simpósio Mídia Nordeste

Nos próximos dias, 21,22 e 23 acontecerá o III Simpósio Mídia Nordeste, no Centro Dragão do Mar que trará como tema dessa edição " 100 anos de Luiz Gonzaga: a cultura do Nordeste na Mídia". O objetivo do evento é refletir a relação da cultura no Nordeste com a mídia, trazendo como eixo norteador das discussões a musicalidade.

A conferência está dividia em três eixos " A música popular e a indústria cultural no Brasil", "Projeções de mundo: world cinema, world music e a transnacionalização do Nordeste" e "As poéticas de Luiz Gonzaga".

Programação:

Dia 21 - 19hs (Abertura)
“Luiz Gonzaga e a construção da canção de massas”José Miguel Wisnik
Mediador: Dr. Tarciso Pequeno
Local: Auditório

Dia 22
9 horas - A música popular e a indústria cultural no Brasil
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
O forró no universo musical brasileiro - Dra. Maria Érica Oliveira Lima - UFRN
O mercado contemporâneo do forró - Dr. Felipe da Costa Trotta - UFRJ
Mediador: Jornalista Dellano Rios

11 horas - Projeções de mundo: world cinema, world music e a transnacionalização do Nordeste
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Modelos de mundo: figurações do Nordeste no cinema - Dr. Sebastião Guilherme Albano – UFRN
Paisagens Sonoras Transculturais e Cosmopolitismo Afetivo: Impressões sobre filmes de Karin AÏnouz, Alumbramento e Leonardo Mouramateus. - Dr. Denílson Lopes- UFRJ
Mediador: Ms. Ricardo Salmito (UFC)
Lançamento do Livro: “No coração do Mundo" Dr. Denílson Lopes- UFRJ

Dia 23
9 horas - As poéticas de Luiz Gonzaga
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Luiz Gonzaga, o sertão em movimento - Dra.Sulamita Vieira - UFC
Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão - Dra.Elba Ramalho – UECE
Mediador: Dr. Gilmar de Carvalho (UFC)

11 horas - Rodas de Memórias: as histórias de Gonzaga, contadas e cantadas por amigos - Com os artistas Waldonys e Eurides Menezes ( músico, pai de Waldonys) e Marivalda Cariry
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Poket-show com Waldonys
Coquetel Baião-de-dois–um lanche com as comidas do sertão.

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado e podem ser feitas no site www.midianordeste.org.br.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Congresso Nacional dos Jornalistas coloca sustentabilidade em pauta


O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas (CNJ) acontece em Rio Branco (AC), no período de 7 a 10 de novembro. Antecedendo a abertura do evento, acontece o V Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem, a partir das 10h, do dia 7, com a Mostra Nacional de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente, organizada pelo Departamento de Imagem da FENAJ e contribuições de profissionais de todos os estados brasileiros.

A edição 2012 do Congresso tem como tema central “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. As atividades dos dois eventos serão na sede da Federação do Comércio do Acre – Condomínio Fecomércio (Av. Getúlio Vargas - 2472 – Bairro Bosque). A expectativa é a presença de 200 participantes, entre delegados, observadores e convidados. Entre os delegados cearenses, está a jornalista Angela Marinho, diretora de Comunicação da Agência da Boa Notícia.

O congresso contará com cinco painéis, seis oficinas e plenárias diárias, além de atividades culturais e rodas de conversas. Nos painéis, programados pelas as manhãs, o objetivo é aprofundar o debate sobre as políticas públicas na área ambiental, discutindo temas como sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, com a participação do senador acreano Jorge Viana e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também acreana. Já as oficinas visam proporcionar atividades de atualização profissional e as rodas de conversas farão debates mais descontraídos sobre temas da atualidade relacionados à temática dos eventos. Um exemplo é o debate a respeito do Jornalismo Ambiental nas redações e o compromisso dos profissionais.

O Congresso é também um espaço onde serão definidos posicionamentos e estratégias das lutas centrais dos jornalistas brasileiros para os próximos dois anos. Entre as principais estão a retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão, a federalização de crimes contra jornalistas e a instituição de um piso salarial nacional para a categoria.

Nas três plenárias devem ocorrer os debates mais intensos, nos quais os delegados do 35º CNJ se posicionarão sobre 17 eixos temáticos. Entre eles a conjuntura nacional, democratização da comunicação, jornalismo e meio ambiente, formação acadêmica, regulamentação da profissão e Conselho Federal dos Jornalistas, piso salarial e condições de trabalho, saúde e segurança dos jornalistas, direito autoral e ética profissional. Entre teses e emendas apresentadas pela diretoria da FENAJ e Sindicatos de Jornalistas, serão submetidas à deliberação mais de 50 propostas.

Acesse a programação do Congresso.

(Com informações da Federação Nacional dos Jornalistas)



Fonte: Agência da Boa Notícia

A festa da vitória


Nesta última segunda-feira, 5, o futuro prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em comemoração a vitória alcançada nas urnas, sendo convidados para o grande festejo, que reuniu milhares de pessoas, as bandas Rafaela Manzile, Wesley Safadão, Forró do Bom, Forró Real, Forró do Movimento, Forró Boca a Boca, Luis Marcelo e Gabriel, As Coleguinhas, Dedim Gouveia, Zé do Norte, Ítalo e Reno, além dos humoristas Ciro Santos, Raimundinha, Esquema, Oscar Brito e Meirinha.

Para abrilhantar a noite além das bandas o evento contou com a participação de Cid Gomes, e de seu irmão, Ciro Gomes, além do secretário especial da copa de 2014 Ferruccio Feitosa e do novo vice-prefeito, Gaudêncio Lucena. O vice-governador Domingos Filho e Moroni Torgan (DEM), também marcaram presença.

Mesmo somente após uma semana do 2º turno, Roberto Cláudio, comemorou em grande estilo a vitória. A festa realizada em frente ao comitê na Av. Sebastião de Abreu, durou cerca de quatro horas onde as bandas convidadas dividiram o palco entre si, levando ao público muito forró, alegria e humor.

Discurso de agradecimento

"Gostaria de dizer muito obrigado. Retribuirei na forma de muito trabalho, muita disposição e energia para poder cumprir cada palavra e cada compromisso que assumi por Fortaleza", agradeceu Roberto Claudio.