O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas (CNJ) acontece em Rio Branco (AC), no período de 7 a 10 de novembro. Antecedendo a abertura do evento, acontece o V Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem, a partir das 10h, do dia 7, com a Mostra Nacional de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente, organizada pelo Departamento de Imagem da FENAJ e contribuições de profissionais de todos os estados brasileiros.
A edição 2012 do Congresso tem como tema central “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. As atividades dos dois eventos serão na sede da Federação do Comércio do Acre – Condomínio Fecomércio (Av. Getúlio Vargas - 2472 – Bairro Bosque). A expectativa é a presença de 200 participantes, entre delegados, observadores e convidados. Entre os delegados cearenses, está a jornalista Angela Marinho, diretora de Comunicação da Agência da Boa Notícia.
O congresso contará com cinco painéis, seis oficinas e plenárias diárias, além de atividades culturais e rodas de conversas. Nos painéis, programados pelas as manhãs, o objetivo é aprofundar o debate sobre as políticas públicas na área ambiental, discutindo temas como sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, com a participação do senador acreano Jorge Viana e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também acreana. Já as oficinas visam proporcionar atividades de atualização profissional e as rodas de conversas farão debates mais descontraídos sobre temas da atualidade relacionados à temática dos eventos. Um exemplo é o debate a respeito do Jornalismo Ambiental nas redações e o compromisso dos profissionais.
O Congresso é também um espaço onde serão definidos posicionamentos e estratégias das lutas centrais dos jornalistas brasileiros para os próximos dois anos. Entre as principais estão a retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão, a federalização de crimes contra jornalistas e a instituição de um piso salarial nacional para a categoria.
Nas três plenárias devem ocorrer os debates mais intensos, nos quais os delegados do 35º CNJ se posicionarão sobre 17 eixos temáticos. Entre eles a conjuntura nacional, democratização da comunicação, jornalismo e meio ambiente, formação acadêmica, regulamentação da profissão e Conselho Federal dos Jornalistas, piso salarial e condições de trabalho, saúde e segurança dos jornalistas, direito autoral e ética profissional. Entre teses e emendas apresentadas pela diretoria da FENAJ e Sindicatos de Jornalistas, serão submetidas à deliberação mais de 50 propostas.
Acesse a programação do Congresso.
(Com informações da Federação Nacional dos Jornalistas)
Fonte: Agência da Boa Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário