A ideia da criação do museu partiu da artesã Heliette Dantas, que após visitar outros museus de cidades em miniatura do país e observar a fabricação dos prédios, teve esse plano e após ser incentivada pelos familiares, que também participaram da criação do museu, começou a colocá-lo em prática.
Depois de concluído e exposto durante anos, Heliette doou o museu para um Instituto devido a sua pouca disponibilidade. Segundo Rosana Ângelo, secretária do museu, ele tem seis anos de existência, foi doado ano passado para o Instituto Intervalo – ONG voltada para o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, através de programas comunitários de assistência social, esporte, recreação, cultura, lazer e iniciação ao mundo do trabalho.
O Museu Mini Siará em Miniatura era localizado no bairro Papicu. Foi reinaugurado em 03 de dezembro do ano passado e atualmente localiza-se na Rua José Vilar, Dragão do Mar, o espaço reúne miniaturas de prédios históricos antigos de Aquiraz, Redenção, Quixadá e Fortaleza valorizando e mostrando a cultura cearense de uma forma inovadora.
Museu tem aproximadamente 1.500 peças dentre eles a representação do Teatro José de Alencar, Forte de Nossa Senhora de Assunção, Casa de Farinha, Cidade de Aquiraz, Casa Juvenal Galeno e a Farmácia Oswaldo Cruz. Os principais momentos da história do Ceará estão registrados em “maquetes” que representam o Ceará na “Belle Époque”.
A maioria das peças é feitas em isopor, com acabamentos em outros materiais, como palha, areia e metal, os prédios demoraram cerca de dois anos para serem concluídos. O trabalho demandou ampla pesquisa histórica, para recriar a ambientação do início do século passado. No espaço, o visitante pode também conferir reproduções de fotos antigas ao som de música ambiente em discos de cera.

Belle Époque
- 1860 até 1930 Fortaleza viveu movimentos sociais e culturais marcantes como o movimento abolicionista;
- 1870 e 1880 que culminou na libertação dos escravos no Ceará;
- 1892 surgiu o movimento literário Padaria Espiritual foi pioneiro na divulgação de ideias modernas na literatura no Brasil;
- 1887 e 1894 foram fundadas a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará;
- 1880 a cidade ganhou serviços e equipamentos urbanos, como o transporte coletivo, serviço telefônico, caixas postais...;
- 1910 e a implantação de bondes elétricos e a circulação de ônibus e caminhões;
- 1909 inauguração do Teatro José de Alencar.
O que você vai encontrar no museu
Feirinha
Cidade de Redenção – pioneira na libertação dos escravos
Igreja São José de Ribamar
Mercado da carne – foi tombado e transformado em centro de arte e cultura
Igreja do Pequeno Grande – foi o primeiro orfanato de Fortaleza