"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Siará em miniatura um resgate da cultura cearense


A ideia da criação do museu partiu da artesã Heliette Dantas, que após visitar outros museus de cidades em miniatura do país e observar a fabricação dos prédios, teve esse plano e após ser incentivada pelos familiares, que também participaram da criação do museu, começou a colocá-lo em prática. 

Depois de concluído e exposto durante anos, Heliette doou o museu para um Instituto devido a sua pouca disponibilidade. Segundo Rosana Ângelo, secretária do museu, ele tem seis anos de existência, foi doado ano passado para o Instituto Intervalo – ONG voltada para o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, através de programas comunitários de assistência social, esporte, recreação, cultura, lazer e iniciação ao mundo do trabalho.

O Museu Mini Siará em Miniatura era localizado no bairro Papicu. Foi reinaugurado em 03 de dezembro do ano passado e atualmente localiza-se na Rua José Vilar, Dragão do Mar, o espaço reúne miniaturas de prédios históricos antigos de Aquiraz, Redenção, Quixadá e Fortaleza valorizando e mostrando a cultura cearense de uma forma inovadora.

Museu tem aproximadamente 1.500 peças dentre eles a representação do Teatro José de Alencar, Forte de Nossa Senhora de Assunção, Casa de Farinha, Cidade de Aquiraz, Casa Juvenal Galeno e a Farmácia Oswaldo Cruz. Os principais momentos da história do Ceará estão registrados em “maquetes” que representam o Ceará na “Belle Époque”.

A maioria das peças é feitas em isopor, com acabamentos em outros materiais, como palha, areia e metal, os prédios demoraram cerca de dois anos para serem concluídos. O trabalho demandou ampla pesquisa histórica, para recriar a ambientação do início do século passado. No espaço, o visitante pode também conferir reproduções de fotos antigas ao som de música ambiente em discos de cera.

Para que toda essa volta ao passado se torne mais real, Roberto Sales que interpreta o personagem Pilombeta, que foi um homem que habitou na capital de Fortaleza na década de 30, apresenta durante todo o trajeto dos alunos que lá visitam acontecimentos das respectivas miniaturas. O Museu do Siará em Miniatura está aberto ao público – no período da tarde e em outros segmentos que queiram agendar horário. Esse projeto tem como objetivo despertar o interesse de educandos e na sociedade em geral devido preservação da memória história e o consequente interesse pelo tema.

Belle Époque

- 1860 até 1930 Fortaleza viveu movimentos sociais e culturais marcantes como o movimento abolicionista;
- 1870 e 1880 que culminou na libertação dos escravos no Ceará;
- 1892 surgiu o movimento literário Padaria Espiritual foi pioneiro na divulgação de ideias modernas na literatura no Brasil;
- 1887 e 1894 foram fundadas a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará;
- 1880 a cidade ganhou serviços e equipamentos urbanos, como o transporte coletivo, serviço telefônico, caixas postais...;
- 1910 e a implantação de bondes elétricos e a circulação de ônibus e caminhões;
- 1909 inauguração do Teatro José de Alencar.

O que você vai encontrar no museu

Feirinha
Cidade de Redenção – pioneira na libertação dos escravos
Igreja São José de Ribamar
Mercado da carne – foi tombado e transformado em centro de arte e cultura
Igreja do Pequeno Grande – foi o primeiro orfanato de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário