"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Feijoada de frutos do mar



Comer é um dos prazeres da vida e, pensando nisso, a Revista A Praia dá uma dica para os amantes da boa culinária, onde é possível encontrar um cardápio variado capaz de satisfazer paladares.

Esqueça a carne seca e a costelinha de porco. Camarões, lagosta, polvo e caldo de peixe fazem deste preto uma saborosa mistura de feijão branco com delícias do mar. A feijoada sem dúvida é um dos pratos mais populares do Brasil. Não há como resistir ao sabor do feijão mais bem temperado e repleto de ingredientes, mas de onde veio esta delícia?

Como símbolo da culinária nacional, a feijoada é uma mistura dos costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano. Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal.

Assim, o feijão misturado com farinha de mandioca ou fubá grosso de milho, antes de ser servido, virou prato tradicional naquela época. Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, toucinho e farinha. Estava feita a primeira feijoada.

Hoje pode esquecer-se da linguiça, costelinha de porco, bacon e a carne defumada. A feijoada de frutos do mar é uma inovação originada da Espanha e preparada com feijão branco, peixe, camarão, lagosta e polvo.

Embora o feijão preto seja um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, a irresistível Feijoada de Frutos do Mar que é servida no Boteco Praia titulada como melhor lugar para paquerar na cidade, é um dos pratos mais requisitados.

A ideia de acrescentar esse prato exclusivo no cardápio do restaurante veio de Edilson e Wellington, ambos gerente do estabelecimento onde conversando com alguns clientes resolverão aderir a Feijoada de Frutos do Mar como especialidade da casa, aos sábados e domingos.

De acordo com Jorlandio da Silva, chefe de cozinha, a intenção do prato é não perder a essência da feijoada tradicional, na qual cada ingrediente e acompanhamento têm papel fundamental na construção do sabor.

Além de ser um diferencial na culinária do local, a Feijoada de Frutos do Mar é rica em propriedades como zinco, ferro, vitaminas no complexo B que ajudam na manutenção do sistema nervoso central e na formação de glóbulos vermelhos, rico em magnésio, ajuda na formação dos ossos e ainda traz outros benefícios.

A vantagem dessa inovação é que pode comer sem se preocupar muito com a balança, pois diferente da feijoada tradicional que tem aproximadamente 1.000 calorias, a de Frutos do Mar tem menos da metade: 450 calorias.

Ficou com água na boca? Veja abaixo uma receita de feijoada feita pelo restaurante Boteco, o qual é o único restaurante de Fortaleza que tem em seu cardápio, Feijoada de Frutos do Mar.

RECEITA

MODO DE PREPARO

Ingredientes

400 g de feijão-branco Água

2 dentes de alho

1 ½ cebola pequena

40 ml de azeite

60 g de tomate pelado

2 tabletes de caldo de peixe

½ kg de gelo

1 kg de tentáculos de polvo

1 kg de lagosta

20 ml de óleo de soja

70 g de lula

70 g de camarão médio

1 g de coentro fresco

Sal

Pimenta

Modo de preparar

Na panela de pressão, coloque o feijão e cubra com água (3 centímetros acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que os grãos fiquem macios. Escorra e reserve. Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 mililitros de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte 0,5 litro de água e 100 gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve. Reserve.

Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 mililitros de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, contados após a válvula da panela começar a chiar (ou até o polvo ficar macio). Escorra, corte os tentáculos em pedaços de 6 centímetros de comprimento e reserve. Retire-as e reserve.

Corte a lula em anéis de 1 centímetro de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 mililitros de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados. Em uma panela grande, coloque 10 mililitros de azeite.

Adicione também o restante do feijão cozido e deixe ferver por 5 minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, a lagosta, e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 mililitros de azeite.

Dica especial:

Sirva com arroz branco ou arroz com açafrão. A receita também fica uma delícia acompanhada de uma farofa de dendê, farofa de ovos com camarão e couve manteiga e abacaxi no forno com banana, canela e vinho branco para ficar mais saboroso.

Fonte: Boteco Praia

Av. Beira-Mar, 1680.  Fone: (85) 3248.4773

Aberto todos os dias (às sextas, sábados e domingos, a partir do 12h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário