"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Projeto ViraVida é apresentado na Feira do Empreendedor

Abrindo oportunidades para jovens vitimas de abuso e exploração sexual, o Projeto ViraVida veio com o objetivo de oferecer a esses jovens uma nova oportunidade de reescreverem sua vida e entrar no mercado de trabalho. O projeto busca elevar a autoestima e a escolaridade dos jovens envolvidos, desenvolvendo seus potenciais e assim conquistarem autonomia.

Durante as oficinas, os jovens desenvolvem técnicas de tecelagem como também padronagem, sem esquecer de que a criatividade é voltada para o desenvolvimento sustentável, através de uma consientização ecológica, levando como lema a reutilização de ideias. Após a qualificação, os jovens tiveram a oportunidade de particiar da Feria do Empreendedor 2012, como expositores de suas próprias ideias e criações, tais como bolsas, cintos, jogos etc.

A Feira do Empreendedor traz nesta edição o tema "Cidade dos Negócios". Durante os quatro dias, o evento contará com palestras, minicursos e soluções tecnológicas e de inovação, destinados tanto aos empreendedores que já possuem um negócio como para os que pensam em abrir uma pequena empresa.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha quer arrecadar brinquedos para doar no Dia da Criança

“Sabe quanto vale um brinquedo esquecido? Um sorriso largo de criança”. Com este slogan um grupo de entidades está realizando campanha para sensibilizar a sociedade a fazer doações de brinquedos para crianças atendidas por diversas entidades de Fortaleza.  A intenção é dar a elas mais alegria no Dia da Criança. As entidades beneficiadas serão Associação Familiar Parque Água Fria, Casa do Sol Nascente, CDI, Espaço Vida Vida e Lar Amigos de Jesus.

Os brinquedos podem ser doados até o dia 5 de outubro em um dos seguintes locais:  Agências da Caixa, Colégio Espaço Aberto, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-CE), Guarda Municipal, FIEC, Laboratório LabPasteur, lojas da Cagece, Shopping Benfica, Sol Nascente e Tribunal de Justiça do Ceará. No dia 9 de outubro, os brinquedos serão entregues em uma solenidade no 23º Batalhão dos Caçadores (23 BC), no bairro de Fátima.

Dentro do grupo que está promovendo a campanha estão ABO-Ce, ACERT, Cagece, Caixa, Corpo de Bombeiros, (CRECI-CE), Guarda Municipal de Fortaleza, Expressão Gráfica, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Laboratório Pasteur e Unimagem, Marcograf, Rotary Clube, Rede Liderança FM, SECOVI, Shopping Benfica, Tribunal de Justiça do Ceará e União dos Escoteiros do Brasil.
A campanha, que acontece em setembro e outubro, começou em 2001. Depois de uma parada em 2003, voltou com novas parcerias em 2007 e 2008. Houve mais uma interrupção e retornou em 2011.

Nas seis edições realizadas foram arrecadados 45.850 brinquedos e beneficiadas mais de 50 entidades como a Associação Peter Pan, Lar Amigos de Jesus, Centro de Desenvolvimento Infantil, IPREDE, ONG Moradia e Cidadania e Programa Mesa Brasil, dentre outras que foram aderindo ao longo dos anos. Ano passado, a campanha arrecadou mais de oito mil brinquedos, beneficiando crianças de vinte e sete projetos e instituições.

Mais informações: Campanha Sorriso Largo – (85 3261 2531)

Fonte: Boa Notícia

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sabor cearense


Panelada, buchada, carne de sol, baião-de-dois, camarão, lagosta, tapioca são algumas das comidas típicas da culinária cearense. Com um tempero peculiar, exótico e tropical esses sabores agradam o paladar de nativos e visitantes. Portanto, em geral, os pratos são originários dos colonizadores e índios que habitavam o Estado.

Cozinhar é a arte de preparar alimentos, contudo restaurantes em Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte. O Arre Égua é um especialista em comidas regionais. Com uma decoração rústica, o restaurante oferece um cardápio diversificado com aperitivos nacional e importado, cura ressaca e Engambela Bucho. O Bar Arre Égua fica aberto as terças e quintas, a partir das 21h e o restaurante todos os dias, localizado na Rua Delmiro Gouveia, 420, Varjota.   

O Centro das Tapioqueiras, ponto obrigatório para turistas a caminho das praias é outro espaço para quem quer deliciar a famosa tapioca, sendo que, o cliente ainda pode degustá-la com recheio de camarão, frango ou carne de sol, se preferir doce, vem acompanhada com banana assada e goiabada com queijo. Abri todos os dias.

Símbolo da culinária cearense, a lagosta é um produto muito requisitado por turistas que visitam a capital cearense. A Sal e Brasa churrascaria oferece a seus clientes uma variedade de frutos do mar. Fica localizada na Av. Abolição, 3500, Meireles. O peixe também é considerado o prato mais tradicional da cidade, servido na maioria dos restaurantes.

Especialista em servir picanha na cidade, Divina Picanha fornece pratos à base desse tipo de carne além de pizzas, filés e outras delícias. Se o turista preferir por um ambiente descontraído, com decoração temática o lugar ideal é Kukukaia, restaurante com ambientação regional destaca-se também no oferecimento do espaço para todos os tipos de eventos.

Um cenário perfeito para curtir as férias e relaxar depois de horas de trabalho são as barracas de praias, instaladas em toda a extensão do litoral cearense sugerem variados pratos, sendo os mais procurados, o camarão, a caldeirada e caranguejada.  E Para quem busca se refrescar na Terra do Sol, a opção são as frutas tropicais que aparecem nos licores, batidas, sucos e refrescos.





      

sábado, 15 de setembro de 2012

Cearês


O Ceará é cheio de belezas naturais, uma cultura forte e um povo altamente acolhedor. Isso tudo não é novidade para os brasileiros, mas existe algo particularmente cearense, o seu modo de falar. O cearense é o único que usa uma afirmação seguida de negação. Exemplo: Você sabe onde fica o aeroporto? “Sei não”. Tem dinheiro pra me emprestar? “Tenho não”.

Entre outras coisas o cearense também é “fominha” e tem mania de comer algumas palavras e juntar tudo de uma só vez: Como é que é? “comé”, “O que diabo é isso?” “diabeisso”. Existem muitas coisas que só os cearenses podem proporcionar. E para você que vem ao Ceará, a Revista NORDESTE BRASIL traz a você algumas palavras* para não ficar perdido em uma (“numa”) conversa.

Abestado: Bobo. Ex: deixa de ser abestado.
Aperreado: Nervoso, apressado
Aperrear: Perturbar. "Pára de me aperrear, menino!"
Arengar: Brigar
Avexado: Apressado
Avia!: Se apressa. ("Avia, menino, vai tomar café!", segundo o Adauto)
Baitola: Gay
Cabôco: Homem. (Em Mundaú há um estabelecimento chamado "Pousada do Cabôco Sonhadó")
Casamento da Raposa: Fenômeno meteorológico bastante comum no Ceará, no qual chove e faz sol ao mesmo tempo
Cheio dos pau: Completamente bêbado
Cunhã: Pejorativo de mulher
Dar pitaco: Emitir opinião
Enredar: Dedurar
Ispilicute: Adjetivo para qualificar crianças bonitinhas. (Palavra derivada da expressão "Is pretty cute", utilizada pelos soldados norte americanos que durante alguns anos instalaram-se no Ceará)
Pastorar: Tomar conta do carro.
Quengo: Cabeça
Peba: Adjetivo aplicado a uma coisa ordinária
Pegar o beco: Caminho de ir embora
Pitéu: Mulher gostosa
Tá de bode: Está menstruada
Tô lascado: Estou ferrado
Vai prá China: Vai se danar


*Fonte: "Dicionário de Cearês", de Marcus Gadelha (Multigraf Editora Ltda).

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ultimos dias para as inscrições do Fórum Global de Juventude

O Fórum Global da Juventude CIPD Além de 2014 acontecerá no Bali Nusa Dual Convention Center, em Bali, Indonésia, entre os dias 4 e 6 de dezembro. Podem participar jovens entre 18 e 30 anos de idade. O pré-requisito é que a pessoa conheça o Plano de Ação da CIPD e seja engajada nos temas.  O prazo para as inscrições acaba no dia 15 de setembro de 2012.
As vagas para o Fórum Global da Juventude são limitadas. Os candidatos serão selecionados com base em critérios definidos na inscrição. Devido ao alto volume de aplicações, apenas candidatos aprovados serão notificados.
Participe! As fichas para candidatura estão disponíveis em inglês, espanhol ou francês.
Você não poderá estar conosco em Bali? Então pode participar do Fórum de onde estiver, em qualquer lugar do mundo.
Se não pode ir ao Fórum, em Bali, você ainda tem a chance de participar plenamente como delegado virtual. As inscrições para a participação virtual abrem em 16 de setembro. Os delegados virtuais podem ser mais jovens – entre 14 e 30 anos de idade.
Os delegados virtuais participarão da conversa on-line sobre os temas do fórum em tempo real e, de 4 a 6 de dezembro, poderão acompanhar e contribuir para discussões online. Suas contribuições on-line irão alimentar diretamente o Fórum e moderadores garantirão que os pontos de vista dos delegados virtuais sejam representados nas discussões plenárias e nas recomendações. Como delegado oficial, o seu nome e o seu país serão incluídos no relatório que deverá ser preparado para o Secretário-Geral das Nações Unidas.
Serviço
Fórum Global da Juventude
Data:4 a 6 de dezembro de 2012
Local:Bali Nusa Dual Convention Center, em Bali, Indonésia
 
Fonte: juventude.gov.br