"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

sábado, 15 de setembro de 2012

Cearês


O Ceará é cheio de belezas naturais, uma cultura forte e um povo altamente acolhedor. Isso tudo não é novidade para os brasileiros, mas existe algo particularmente cearense, o seu modo de falar. O cearense é o único que usa uma afirmação seguida de negação. Exemplo: Você sabe onde fica o aeroporto? “Sei não”. Tem dinheiro pra me emprestar? “Tenho não”.

Entre outras coisas o cearense também é “fominha” e tem mania de comer algumas palavras e juntar tudo de uma só vez: Como é que é? “comé”, “O que diabo é isso?” “diabeisso”. Existem muitas coisas que só os cearenses podem proporcionar. E para você que vem ao Ceará, a Revista NORDESTE BRASIL traz a você algumas palavras* para não ficar perdido em uma (“numa”) conversa.

Abestado: Bobo. Ex: deixa de ser abestado.
Aperreado: Nervoso, apressado
Aperrear: Perturbar. "Pára de me aperrear, menino!"
Arengar: Brigar
Avexado: Apressado
Avia!: Se apressa. ("Avia, menino, vai tomar café!", segundo o Adauto)
Baitola: Gay
Cabôco: Homem. (Em Mundaú há um estabelecimento chamado "Pousada do Cabôco Sonhadó")
Casamento da Raposa: Fenômeno meteorológico bastante comum no Ceará, no qual chove e faz sol ao mesmo tempo
Cheio dos pau: Completamente bêbado
Cunhã: Pejorativo de mulher
Dar pitaco: Emitir opinião
Enredar: Dedurar
Ispilicute: Adjetivo para qualificar crianças bonitinhas. (Palavra derivada da expressão "Is pretty cute", utilizada pelos soldados norte americanos que durante alguns anos instalaram-se no Ceará)
Pastorar: Tomar conta do carro.
Quengo: Cabeça
Peba: Adjetivo aplicado a uma coisa ordinária
Pegar o beco: Caminho de ir embora
Pitéu: Mulher gostosa
Tá de bode: Está menstruada
Tô lascado: Estou ferrado
Vai prá China: Vai se danar


*Fonte: "Dicionário de Cearês", de Marcus Gadelha (Multigraf Editora Ltda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário