Jovens, como muitos dizem, o futuro do nosso país, também podem ser grandes aliados na busca de uma política pública mais democrática. O Curso de Liderança Juvenil (CLJ), por exemplo, cultiva muitos jovens dispostos a debater, lutar e intervir em acontecimentos ou situações que estão surgindo. Com a reconstrução dos movimentos sociais, há algum tempo, desenvolveu-se métodos para analisar certos acontecimentos e muitas dessas organizações utilizam desse tipo de atividade para construir um novo conceito de juventude.
A ação política é um passo e a legitimação desse passo se dá através dos movimentos sociais. O Estado, desde os primórdios, é para “grupinhos”, por isso que muitos dos jovens que se indignam com questões políticas e sociais, se veem semelhante, com pensamentos revoltosos e se unem para lutar por direitos iguais. O Brasil, antigamente, era considerado um país jovem, mas será que hoje ele é um país jovem?
Os movimentos estão lutando para isso, querendo que o Brasil volte a ser de jovens que saem as ruas a procura dos seus direitos, que levantem bandeiras, faixas e gritem. E é com as políticas públicas voltadas para a juventude que essa realidade pode ser mudada.
É complicado falar de ação social para pessoas que nunca tiveram contato ou ao menos sabem o que essa palavra significa, mas são justamente essas pessoas a quem devemos procurar e conscientizar da importância que tem. Mas por que será que ainda exitem muitas pessoas que não conhecem ou nunca ouviram falar em politicas públicas para a juventude?
Acredito, na minha concepção, que é mais fácil calar a boca de quem não sabe ou conhece do que aquele que pelo minimo esforço tenta questionar. É totalmente intrigante ver como a juventude é considerada, é mostrada, é estigmatizada hoje. Com jovens que tem opiniões que mudam com facilidade, não tem certeza do que querem...Enfim, mas muitos não sabem que os “jovens” de hoje buscam mudança de futuro, compartilhar o conhecimento e lutam pelos direitos humanos e por uma política verdadeira.
“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor” (Che Guevara)
p.s: Confesso que estou fazendo o CLJ e estou tentando aprender, conhecer e questionar esses valores que são importantíssimos para a construção de um pensamento e pela busca de um mundo mais democrático.