O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) foi criado no dia 09 de março de 1979 e começou a funcionar em 23 de novembro de 1983. Ele faz parte da rede de unidades da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e tem por finalidade básica planejar e executar a política de sangue no Ceará.
O processo para doação de sangue é simples, rápido e seguro. Se você vai doar pela primeira vez, preencherá uma ficha cadastral e passará por uma triagem, onde, são feitas algumas perguntas, uma amostra de sangue é coletada para exames, e o peso e pressão são avaliados. Se você estiver apto, passará para sala de coleta, na qual, seu sangue será retirado para uma bolsa de 450 ml e o processo dura cerca de 5 a 6 minutos.
O mesmo procedimento é feito para quem é doador, porém, não preencherá mais a ficha cadastral. Logo após a coleta, o sangue passará por um processo de avaliação para ver se poderá ser feita a transfusão. Mesmo com essa avaliação, os riscos de estar contaminado existem. Mesmo sem risco nenhum para quem vai doar, o número de pessoas que se disponibilizam para o ato é muito baixo.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que 2% da população seja doadora ativa, mas de acordo com os dados levantados no final de 2007 pelo Hemoce, apenas 1,2% da população cearense é doadora, e isso é um caso preocupante, pois apenas um pouco mais da metade é que doa. Os tipos sanguíneos mais procurados são os de Rh Positivo, já que 90% dos cearenses são seus portadores. Os Rh negativos são um tipo de sangue mais raro, porém não deixam de ser requisitados, sendo muito importante que, as pessoas que o possuem sejam doadoras ativas.
O Hemoce possui um banco de dados, que procura estar sempre em contatos com seus doadores, e também sempre busca está fazendo campanhas para chamar atenção dos cidadãos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Hemoce faz campanha para doação diariamente, não só em épocas de grandes comemorações. Eles possuem um carro de apoio, que faz coletas externas, também existem as propagandas veiculadas na mídia televisiva, que são passadas de acordo com a verba que o governo disponibiliza, e as matérias que eles mandam frequentemente aos jornais impressos.
Alguns requisitos são necessários para se estar fazendo a doação, como: ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação. Quem quiser fazer sua doação pode procurar o Hemoce - avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min; sábados, das 8 às 16 horas ou o Posto de coleta do IJF que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h45min; aos sábados, domingos e feriados, das 13 horas às 17h45min.
Site: Hemoce
Nenhum comentário:
Postar um comentário