"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A típica tapioca nordestina

Conhecida antigamente como pão do Brasil, a tapioca é um legado indígena.


Muito popular no Nordeste, a tapioca é uma herança da culinária indígena e uma das raízes mais gostosas. Feita de amido ou fécula extraído da mandioca, o alimento tradicionalmente nordestino é rico em carboidratos, possuindo vitaminas e sais minerais, como também cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C.

Consumido em diversas formas como bijus, bolo, sorvete, pudim, churros, cuscuz, dentre outros é também recheada com coco, manteiga, leite condensado, queijo, chocolate, banana e outros recheios salgados e doces. A mandioca é uma excelente fonte de energia e fibras vegetais que auxilia no congestionamento intestinal.

A tapioca atraiu a atenção e o paladar de muitos, hoje, existem tapiocarias em todo norte e nordeste, chegando ser consumida nacionalmente. A tapioca se difundiu e se firmou no gosto popular do brasileiros, tornando-se uma alternativa de muitos pequenos negócios.

Esse é o caso do Centro das tapioqueiras, localizado no bairro da Messejana, na CE-040 que reúne 26 box especializados em tapioca, organizadas pela Associação do Centro das Tapioqueiras. Não seria um exagero considerar o centro como uma atração turística de Fortaleza, lá se preservam a tradição iniciada há mais de oitenta anos.

Janaína Rodrigues, proprietária de um dos box mais antigos, comenta que no começo trabalhava somente com a tapioca tradicional e com a colaboração do Sebrae puderam diversificar os sabores. Comenta também que em época de alta estação chegam a vender mais de 500 tapiocas no final de semana. “A tapioca em si tem nos dado muito retorno, isso é muito bom”.

Tornando-se parada obrigatória a quem visita Fortaleza, o Centro das Tapioqueiras reúne as melhores tapiocas da região com aproximadamente 50 sabores. No local, é possível perceber que fazer tapioca é realmente uma arte.

Para que deseja visitar, o Centro das Tapioqueiras está aberto de seis da manhã a 23 horas. Tendo maior movimento no café da manhã e no final da tarde.







Receita
Aprenda a fazer uma tapioca de carne de sol com queijo coalho:
Ingredientes
- Goma de tapioca
- 500 g de carne de sol desalgada e desfiada
- 250 g de queijo coalho
- 1 cebola média
- Salsa a gosto
Recheio
Refogue a cebola com um pouco de azeite. Acrescente a carne de sol e a salsa. Deixe cozinhar por dez minutos.
Tapiocas
Aqueça uma frigideira por cinco minutos. Coloque uma porção de goma para cobrir o fundo. Modele com uma colher e, quando as bordas soltarem, vire. Recheie com carne de sol e uma fatia de queijo coalho. Feche a tapioca e sirva tão logo fique pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário