"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

sábado, 30 de abril de 2011

Preservação do Meio Ambiente: "Entre Nessa Onda"

Ainda há solução para socorrer a natureza. É muito fácil criticar os outros e apontar o dedo para os erros das pessoas, mas o que você de fato está fazendo para contribuir com nosso meio ambiente? O que tem feito, por mais que seja um simples gesto, para que essa realidade seja mudada?
 
Segue abaixo algumas dicas da campanha do Greenpeace "Entre Nessa Onda" que tem o objetivo de informar sobre como preservar o meio ambiente.

1- Pratique o turismo sustentável nas àreas marinhas e costeiras.
2- Não deixe lixo mas praias.
3- Não construa ilegalmente em áreas costeiras.
4 - Economize energia e incentive uma matriz energética limpa.
5 - Coma apenas espécies que não estão ameaçadas.
6 - Quando presenciar atividades ilegais nos mares,denuncie.
7- Não compre artesanatos feitos com animais marinhos - é crime.
8 - Participe de campanhas com a caça de baleia e incentive a criação do Santúario de Baleias  do atlântico sul.
9 - Colabore com o clima do planeta: quanto menos emissões, menor impacto nos oceanos.
10 - Cobre do governo uma fiscalização eficiente dos mares nacionais.

Outra forma bastante interessante é a recilagem que tem uma grande importância e o aproveitamento de material para novas criações como o ecoplanet que dar dicas de como fazer belas garrafa-liuinárias e colheres-porta-objetos.

  
Fonte: Rede Bom Dia

Há também músicas que falam sobre o assunto:
Planeta Água (Guilherme Arantes)
Sim á Vida (Pe. Fábio de Melo)
Heal the Word  (Michael Jackson)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Casa da Mãe Joaninha: revista destaca má administração em Fortaleza

Fonte: Jangadeiro Online
Após vários protestos e muitos cometário negativos em relação a gestão da prefeita de Fortaleza, a situação virou destaque na revista nacional. A revista veja da última semana de abril trouxe em uma reportagem de página dupla com críticas sobre as falhas no trabalho de Luizianne lins, levando em consideração as decisões relacionados ao último festejo da cidade, em homenagem aos seus 285 anos. Além de polêmicas, escândalos administrativos e protestos populares.

Mas o maior destaque vem da quantidade de dinheiro gastado com festejos, dinheiros estes que deveriam estar empenhados em educação, saúde e transporte público (valor é maior do que a dívida da prefeitura com um dos principais fornecedores de material cirúrgico da rede municipal de saúde. A falta de pagamento causou a suspensão das entregas do material na semana passada. “Ela pagou para o povo pular e beber cachaça em vez de cumprir suas obrigações com a saúde”, diz José Frota Neto, um dos credores) (trecho tirado da reportagem)

A revista só destacou o que a população vem sofrendo a anos, deixando de lado o que todos pensam sobre a cidade do sol com vasto e lindo litoral, pessoas receptivas e boa comida. Mostra uma realidade que realmente existe, a revista veja está de parabéns por divulgar a imprensa nacional a verdadeira administração. É por isto e outros motivos que nós fortalezenses estamos descrente de políticos que possam entrar na prefeitura e realmente fazer alguma melhoria.

Outros comentários:
Blog Reginaldo Azevedo
Jangadeiro Online

Dengue teve aumento de 50% em uma semana

Com essa época de chuva na capital cearense sempre aumenta as chances de ocorrer epidemia de dengue, que parece adormecida, controlada e reapareceu com força total nesses últimos meses, só em Fortaleza foram confirmados 2.405 casos, 50% de aumento em uma semana. Esses dados foram divulgados no boletim semanal elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) em primeiro de abril. A situação se agravou tanto que foi preciso distribuir nos bairros mais de dez carros de fumacê, 25 que estão cobrindo a cidade toda sendo 16 para bairros com maior número de casos.

Como podemos contrair a doença?
A dengue é contraída pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com algum dos vírus. O inseto se reproduz em depósitos de água limpa em regiões tropicais e subtropicais.

Quais os sintomas?
Os quadros mais claros se manifestam com febre, cefaleias, dores musculares e articulares. Os pacientes podem desenvolver manifestações hemorrágicas leves, como manchas rosadas na pele ou sangramento das gengivas.

A população deve participar desta guerra contra a Dengue, principalmente com as chuvas que aumenta ainda mais a possibilidade da proliferação do mosquito. Evite qualquer local que possa juntar água limpa e parada: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, piscinas sem tratamento da água, calhas e os pneus.

P.S: Galera, minha irmã foi picada pelo mosquito e ficou muito mal no hospital, por uma semana que além de superlotado não tinha médicos de plantão, então acho super importante esse tema e nunca é demais estar sempre lembrando da prevenção e dos cuidados que devemos ter.

Exposição: Brassai - Paris la nuit

Place de la concorde
Fortaleza está com mais uma super atração, o encontro da noite parisiense aos olhos e lentes de Brassai. Julius Halasz é um fotógrafo Húngaro, mestre das imagens noturnas, desde jovem tinha o sonho de morar na França, isso devido ao ser fascínio pela cultura deste país.

Ao chegar em Paris, aós alguns trabalhos, ele se descobriu expressando emoções e traduzindo a complexidade da sociedade contemporânea por meio da fotografia. Gostava de registrar ângulos super diferentes, fora do comum dos fotógrafos como malandros, prostitutas, trabalhadores...Lançando assim, em 1932, um livro com 64 fotografias audaciosas que destaca as sombras da noite e o jogo da escuridão.

O Espaço Cultural Unifor traz em cartaz a exposição de Brasai – Paris La Nuit, que são fotografias em branco e preto captando os segredos da luz e da noite. De 2 de março a 1° de maio, de terça a sexta, das 10h às 20h.

Informações: 3477.3239

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma Fortaleza de Histórias

Fortaleza não é só uma cidade de belas praias, muito humor e sol o ano todo. É bem verdade que essas grandes atrações são o que movimenta a cidade quase todos só dias. Sendo a quinta cidade mais populosa do Brasil, Fortaleza não é só diversão, é preciso vivê-la para sentir sua arte, suas cores e sua vibração. Por de trás desse grande lugar paradisíaco existem pessoas e momentos que contribuirão para que a pequena vila de Nova Lisboa se tornasse uma Fortaleza de histórias.

A capital da alegria, nos permite mergulhar no passado através de seus encantamentos, monumentos, histórias de ruas e praças que são marcadas por acontecimentos como o Passeio Público que traz testemunhos sobre a execução dos rebeldes da confederação do Equador, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, em estilo gótico e românico e a Farmácia Oswaldo Cruz, a mais antiga da cidade. Conhecer Fortaleza é como fazer uma viagem ao Ceará de antigamente com museus, teatros, igrejas e prédios históricos.

Com grandes e antigos casarões muitas famílias foram crescendo na cidade e a população foi ficando cada vez mais numerosa, daí feita de belas poesias e romances, a capital do Ceará foi destacada por Raquel de Queiroz. Romancista, cronista, professora, jornalista e teatróloga brasileira, Raquel publicou vários trabalhos no jornal O Ceará destacando os primeiros poemas modernistas. 


Iniciando sua carreira literária com o livro O quinze, onde retratava o drama da população que vivia na seca e da extrema pobreza que existia., Raquel ficou bastante conhecida em todo o país. Seu último grande sucesso literário foi Memorial de Maria Moura (1992) que se tornou minissérie de televisão, onde teve grande repercussão por retratar da história de uma mulher que mora no sertão nordestino e é envolvida pela mistura de família, honra e terra.

Por melodias, arranjos e grandes serenatas, nasceu em ritmo de valsa Alberto Nepomuceno, considerado o pai da música erudita. Foi violonista, professor e até compositor fazendo parcerias com poetas e escritores como Machado de Assis e Olavo Bilac. Com a sua importância no cenário musical brasileiro, Nepomuceno tornou-se incentivador de talentos nacionais. Algumas de suas obras que marcaram época foram como Mazurca, Une fleur, Ave Maria e Marcha fúnebre.


De histórias e pinturas, de tintas e sensações, estimulados pelas grandezas e riquezas de Fortaleza, Antônio Bandeira, autodidata e um dos maiores representante da pintura brasileira moderna, aos 19 anos de idade, participou da criação de um Centro Cultural em Fortaleza, iniciando o movimento artístico no Estado.

Dando destaque as belas paisagens de Fortaleza, Bandeira, procurava mostrar uma realidade autônoma, algo com elementos específicos de comunicar um sentimento, uma emoção, uma lembrança. Rompendo com o estilo tradicional, ele com sua próprias ideias tentava desenvolver uma transposição de seres, coisas, momentos, que erma vividos no  presente, passado e futuro. 

Hoje com 285 anos, Fortaleza, a cidade menina, se orgulha de ter muitos personagens que contribuirão e deixarão marcas, estas que transcende o passado e mergulha em um futuro de novas descobertas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Banda Larga no Brasil

Photo Credit: titelio
No estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em março deste ano, constatou que as empresas brasileiras são as mais caras e de pior qualidade em relação aos outros países.

Atualmente no Brasil a disponibilidade por meio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) fica entre 512 Kb e 2 Mb. Considerada “médias” pela Nielsen Company, mas o govenro brasileiro quer expandir, oferecendo a população planos de internet a preços populares.

O estudo feito pela Firjan aponta que o consumidor destina R$ 70, em média, pela conexão de 1 Mbps. Já a Nielsen Company avalia que o acesso à internet considerada rápida fica entre 2 Mb e 8 Mb ou super rápida acima de 8 Mb.

O projeto de lei 1481/07 prevê a implantação de uam internet banda larga em todas as escolas do país. Segundo a Folha, a presidenta Dilma, exigiu a mudança do plano de 600 Kbps para 1 Mbps por R$ 35. Dilma teria acrescentado também que as operadoras terão que se adaptar a nova demanda.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coleção Brasiliana Itaú: Um passeio pela história do Brasil


Casamento de D. Pedro I e D. Amélia
A mostra reúne uma seleção de peças da história cultural do Brasil, desde o descobrimento até seus grandes escritos, a fim de proporcionar aos cearenses a oportunidade de percorrer sobre sua história. Este passeio pelos primórdios do Brasil está aberto ao público até o dia 1° de maio de 2011, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca - Espaço Cultural Unifor.

Brasiliana itaú é uma exposição em parceria com o itaú cultural que traz pela primeira vez ao Nordeste a oportunidade de passear pela história, arte e literatura brasileira. Com mapas, pinturas, livros e objetos que fizeram parte da história do Brasil, percorrendo assim mais de 500 anos de cultura.

Estas relíquias formou um dos acervos mais amplos e ligados a cultura, um verdadeiro espelho simbólico do país. A coleção, reúne suas principais peças ao longo de sete grandes núcleos.

Terra Brasilis - Onde consta uma rica e impressionante cartografia e os primeiros livros dos séculos XVI e XVII que tratam das terras recém-descobertas, com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.

Brasil Holandês - Encontra-se obras de grandes artistas, período da ocupação do nordeste pelos holandeses, dando origem a uma série de importantes livros que relatam a guerra entre holandeses e portugueses sob o domínio da terra.

Brasil do naturalistas - Destaca-se as gravuras e os álbuns principais naturalistas, cujos trabalhos eram ligados a fauna e a flora, ilustrando as plantas e animais brasileiros.

Souvenir de Rio de Janeiro, 1832
Brasil do Viajantes - Aqui também abrange famosos álbuns de gravuras que tratam do Brasil, apartir das observações dos viajantes como as florestas virgens do interior do país e as cidades do litoral.

Rio de Janeiro - Apresenta a iconografia da cidade e de seus habitantes no século XIX, dedicado a família real, que reúne dezesseis imagens e documentos.

Memória da Cultura - Contém o conjunto de primeiras edições da nossa literatura, muitos com dedicatória, como cartas e manuscritos de nossos principais romancistas e poetas. Também tem documentos originais de todos os governantes do país e de grandes brasileiros.

Livros de Artistas - Reúne publicações dos nossos maiores artistas, livros editados no Brasil em grandes tiragens, com capas desenhadas por renomeados artistas.

domingo, 10 de abril de 2011

A vida como ela é

A vida é uma caixinha de surpresas, no qual precisamos está preparado para tudo, mas isso nem sempre é possível. O cotidiano, ou seja, o dia a dia de cada pessoa é cheio de compromissos e tarefas, muitas vezes não se tem tempo para aquela conversa com o amigo de trabalho, tomar aquele café quentinho que só na padaria da esquina tem ou mesmo responder aquele e-mail da sua mãe que está a dias esperando resposta.

São inúmeras as oportunidades que aprecem em nossa vida e que a desperdiçamos com bobagens ou por sempre achar que amanhã terá tempo para organizar tudo, mas quando finalmente o amanhã chega já se procura novas desculpas e acaba sendo tudo igual, tudo se repete e assim já se foram horas, dias, meses e anos.

Nosso tempo é repentino, curto e as horas não param só por que você ficou chateado e não quer sair ou por simplesmente está cansado. O hoje foi feito para ser vivido agora, as oportunidades para serem aproveitadas e o momento para ser feliz. Felicidade esta que é um simples gesto que não entendemos ou mesmo se quer procuramos entender. Felicidade que é viver intensamente a cada momento como o único e eterno motivo de ser feliz.



Religião de Wellington é questionada no twitter

O acontecimento na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, trouxe muitos questionamentos nas redes sociais, principalmente no twitter, em relação a religião do atirador Wellington Menezes. Pastores se posicionaram diante do caso com opiniões diferentes, um acredita ser terrorismo religioso e outro fanatismo.

Wellington Menezes de Oliveira que matou mais de dez crianças em uma escola pública de Realengo no Rio de Janeiro é acusado de ter tendências ao fanatismo religioso. O ex-aluno da instituição de ensino se suicidou logo após o atentado. Ao ter a certeza de que não sairia vivo da Escola Municipal Tasso da Silveira, em carta com forte teor religioso, ele deixou instruções sobre os cuidados com seu corpo, ocupação de sua casa e sepultamento.

De acordo com o comentário do pastor Guedes postado no twitter e divulgado em seu blog, “Essa carta revela a insanidade de uma mente religiosa confusa que se deixa levar pelo fanatismo e pelas imposições do aspecto mais terrível das religiões: o fundamentalismo intolerante em nome da pureza exclusivista para a salvação”.

Já o pastor Geremias ao responder o tuite postado por Milton Neves comentou “Mas será que era apenas desequilibrado? Ou teria sido instrumento de outros interesses?”. No decorrer da conversa ele disse que “Interesses terroristas, por exemplo. O assassino esta muito bem armado e treinado”.

Com grande habilidade de manejar as armas e por ser treinado, o atirador deixa grandes suspeitas de interesse terrorista, apesar de não dar razões para o ataque, apenas pedir perdão a Deus. O irmão de Wellington, que pediu para não ser identificado, diz que seu irmão pesquisava sobre tiros e que chegou a afirmar que tinha vontade de destruir um avião, fazendo menções aos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

7 de abril: Dia Nacional do Jornalista

O jornalismo não é somente um ato de gostar de escrever e ler sobre tudo o que aparece em sua frente. Jornalismo vai muito além do que querer mudar o mundo, muitas pessoas pensam assim, mas para quem conhece essa realidade vê que o jornalista não vai mudar o mundo e sim explicar a sociedade os fatos da vida real.

O jornalista tem a função de contar histórias reais, seja ela boa ou ruim, mostrar as pessoas o que se passa no mundo em que vivem. Ser jornalista é uma responsabilidade muito grande, é mexer com a realidade das pessoas, é escrever de forma que todos possam entender, é ter condições de denunciar, averiguar e educar a sociedade. Ser jornalista é ter jogo de cintura, é ser totalmente dinâmico, é ser pesquisador. O Jornalista não é só um mero reprodutor de informação, ele precisa fazer com que as pessoas possam aflorar seu lado crítico.

Por isso, parabenizo todos aqueles profissionais de comunicação, em especial o jornalista, que exercem sua função para com a sociedade sendo imparcial e verdadeiro. Aos comunicólogos que nos ensinam a enxergar além dos fatos, minhas felicitações.

Outras informações:

O dia 7 de abril é comemorado do dia nacional do jornalista. Devido aos últimos acontecimentos, a queda da obrigatóriedade do diploma, entidades e instituições jornalísticas de todo o país, aproveitaram não só dia, mas a semana para fazer reivindicações.

O Sindicato de Jornalistas em Alagoas, promoveu um café da manhã com a imprensa e membros da bancada federal do estado, buscando apoio às PECs 386/09 e 33/09, que reestabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas promove, de 8 a 10 de abril, o III Congresso Estadual dos Jornalistas que tem como tema“A notícia, o comunicador e a sociedade contemporânea”.

Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju realizou Sessão Especial em comemoração ao Dia do Jornalista.

No Rio Grande do Sul o Sindicato da categoria está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem ao Dia do Jornalista.