"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dengue teve aumento de 50% em uma semana

Com essa época de chuva na capital cearense sempre aumenta as chances de ocorrer epidemia de dengue, que parece adormecida, controlada e reapareceu com força total nesses últimos meses, só em Fortaleza foram confirmados 2.405 casos, 50% de aumento em uma semana. Esses dados foram divulgados no boletim semanal elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) em primeiro de abril. A situação se agravou tanto que foi preciso distribuir nos bairros mais de dez carros de fumacê, 25 que estão cobrindo a cidade toda sendo 16 para bairros com maior número de casos.

Como podemos contrair a doença?
A dengue é contraída pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com algum dos vírus. O inseto se reproduz em depósitos de água limpa em regiões tropicais e subtropicais.

Quais os sintomas?
Os quadros mais claros se manifestam com febre, cefaleias, dores musculares e articulares. Os pacientes podem desenvolver manifestações hemorrágicas leves, como manchas rosadas na pele ou sangramento das gengivas.

A população deve participar desta guerra contra a Dengue, principalmente com as chuvas que aumenta ainda mais a possibilidade da proliferação do mosquito. Evite qualquer local que possa juntar água limpa e parada: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, piscinas sem tratamento da água, calhas e os pneus.

P.S: Galera, minha irmã foi picada pelo mosquito e ficou muito mal no hospital, por uma semana que além de superlotado não tinha médicos de plantão, então acho super importante esse tema e nunca é demais estar sempre lembrando da prevenção e dos cuidados que devemos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário