Casamento de D. Pedro I e D. Amélia |
Brasiliana itaú é uma exposição em parceria com o itaú cultural que traz pela primeira vez ao Nordeste a oportunidade de passear pela história, arte e literatura brasileira. Com mapas, pinturas, livros e objetos que fizeram parte da história do Brasil, percorrendo assim mais de 500 anos de cultura.
Estas relíquias formou um dos acervos mais amplos e ligados a cultura, um verdadeiro espelho simbólico do país. A coleção, reúne suas principais peças ao longo de sete grandes núcleos.
Terra Brasilis - Onde consta uma rica e impressionante cartografia e os primeiros livros dos séculos XVI e XVII que tratam das terras recém-descobertas, com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.
Brasil Holandês - Encontra-se obras de grandes artistas, período da ocupação do nordeste pelos holandeses, dando origem a uma série de importantes livros que relatam a guerra entre holandeses e portugueses sob o domínio da terra.
Brasil do naturalistas - Destaca-se as gravuras e os álbuns principais naturalistas, cujos trabalhos eram ligados a fauna e a flora, ilustrando as plantas e animais brasileiros.
Souvenir de Rio de Janeiro, 1832 |
Rio de Janeiro - Apresenta a iconografia da cidade e de seus habitantes no século XIX, dedicado a família real, que reúne dezesseis imagens e documentos.
Memória da Cultura - Contém o conjunto de primeiras edições da nossa literatura, muitos com dedicatória, como cartas e manuscritos de nossos principais romancistas e poetas. Também tem documentos originais de todos os governantes do país e de grandes brasileiros.
Livros de Artistas - Reúne publicações dos nossos maiores artistas, livros editados no Brasil em grandes tiragens, com capas desenhadas por renomeados artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário