"Se as coisas não saíram como eu quis, posso me dar por feliz, porque tenho o dia de hoje para recomeçar!" (Charles Chaplin)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

III Simpósio Mídia Nordeste

Nos próximos dias, 21,22 e 23 acontecerá o III Simpósio Mídia Nordeste, no Centro Dragão do Mar que trará como tema dessa edição " 100 anos de Luiz Gonzaga: a cultura do Nordeste na Mídia". O objetivo do evento é refletir a relação da cultura no Nordeste com a mídia, trazendo como eixo norteador das discussões a musicalidade.

A conferência está dividia em três eixos " A música popular e a indústria cultural no Brasil", "Projeções de mundo: world cinema, world music e a transnacionalização do Nordeste" e "As poéticas de Luiz Gonzaga".

Programação:

Dia 21 - 19hs (Abertura)
“Luiz Gonzaga e a construção da canção de massas”José Miguel Wisnik
Mediador: Dr. Tarciso Pequeno
Local: Auditório

Dia 22
9 horas - A música popular e a indústria cultural no Brasil
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
O forró no universo musical brasileiro - Dra. Maria Érica Oliveira Lima - UFRN
O mercado contemporâneo do forró - Dr. Felipe da Costa Trotta - UFRJ
Mediador: Jornalista Dellano Rios

11 horas - Projeções de mundo: world cinema, world music e a transnacionalização do Nordeste
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Modelos de mundo: figurações do Nordeste no cinema - Dr. Sebastião Guilherme Albano – UFRN
Paisagens Sonoras Transculturais e Cosmopolitismo Afetivo: Impressões sobre filmes de Karin AÏnouz, Alumbramento e Leonardo Mouramateus. - Dr. Denílson Lopes- UFRJ
Mediador: Ms. Ricardo Salmito (UFC)
Lançamento do Livro: “No coração do Mundo" Dr. Denílson Lopes- UFRJ

Dia 23
9 horas - As poéticas de Luiz Gonzaga
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Luiz Gonzaga, o sertão em movimento - Dra.Sulamita Vieira - UFC
Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão - Dra.Elba Ramalho – UECE
Mediador: Dr. Gilmar de Carvalho (UFC)

11 horas - Rodas de Memórias: as histórias de Gonzaga, contadas e cantadas por amigos - Com os artistas Waldonys e Eurides Menezes ( músico, pai de Waldonys) e Marivalda Cariry
Local: Sala de Cinema 2 (Centro Dragão do Mar)
Poket-show com Waldonys
Coquetel Baião-de-dois–um lanche com as comidas do sertão.

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado e podem ser feitas no site www.midianordeste.org.br.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Congresso Nacional dos Jornalistas coloca sustentabilidade em pauta


O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas (CNJ) acontece em Rio Branco (AC), no período de 7 a 10 de novembro. Antecedendo a abertura do evento, acontece o V Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem, a partir das 10h, do dia 7, com a Mostra Nacional de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente, organizada pelo Departamento de Imagem da FENAJ e contribuições de profissionais de todos os estados brasileiros.

A edição 2012 do Congresso tem como tema central “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. As atividades dos dois eventos serão na sede da Federação do Comércio do Acre – Condomínio Fecomércio (Av. Getúlio Vargas - 2472 – Bairro Bosque). A expectativa é a presença de 200 participantes, entre delegados, observadores e convidados. Entre os delegados cearenses, está a jornalista Angela Marinho, diretora de Comunicação da Agência da Boa Notícia.

O congresso contará com cinco painéis, seis oficinas e plenárias diárias, além de atividades culturais e rodas de conversas. Nos painéis, programados pelas as manhãs, o objetivo é aprofundar o debate sobre as políticas públicas na área ambiental, discutindo temas como sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, com a participação do senador acreano Jorge Viana e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também acreana. Já as oficinas visam proporcionar atividades de atualização profissional e as rodas de conversas farão debates mais descontraídos sobre temas da atualidade relacionados à temática dos eventos. Um exemplo é o debate a respeito do Jornalismo Ambiental nas redações e o compromisso dos profissionais.

O Congresso é também um espaço onde serão definidos posicionamentos e estratégias das lutas centrais dos jornalistas brasileiros para os próximos dois anos. Entre as principais estão a retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão, a federalização de crimes contra jornalistas e a instituição de um piso salarial nacional para a categoria.

Nas três plenárias devem ocorrer os debates mais intensos, nos quais os delegados do 35º CNJ se posicionarão sobre 17 eixos temáticos. Entre eles a conjuntura nacional, democratização da comunicação, jornalismo e meio ambiente, formação acadêmica, regulamentação da profissão e Conselho Federal dos Jornalistas, piso salarial e condições de trabalho, saúde e segurança dos jornalistas, direito autoral e ética profissional. Entre teses e emendas apresentadas pela diretoria da FENAJ e Sindicatos de Jornalistas, serão submetidas à deliberação mais de 50 propostas.

Acesse a programação do Congresso.

(Com informações da Federação Nacional dos Jornalistas)



Fonte: Agência da Boa Notícia

A festa da vitória


Nesta última segunda-feira, 5, o futuro prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em comemoração a vitória alcançada nas urnas, sendo convidados para o grande festejo, que reuniu milhares de pessoas, as bandas Rafaela Manzile, Wesley Safadão, Forró do Bom, Forró Real, Forró do Movimento, Forró Boca a Boca, Luis Marcelo e Gabriel, As Coleguinhas, Dedim Gouveia, Zé do Norte, Ítalo e Reno, além dos humoristas Ciro Santos, Raimundinha, Esquema, Oscar Brito e Meirinha.

Para abrilhantar a noite além das bandas o evento contou com a participação de Cid Gomes, e de seu irmão, Ciro Gomes, além do secretário especial da copa de 2014 Ferruccio Feitosa e do novo vice-prefeito, Gaudêncio Lucena. O vice-governador Domingos Filho e Moroni Torgan (DEM), também marcaram presença.

Mesmo somente após uma semana do 2º turno, Roberto Cláudio, comemorou em grande estilo a vitória. A festa realizada em frente ao comitê na Av. Sebastião de Abreu, durou cerca de quatro horas onde as bandas convidadas dividiram o palco entre si, levando ao público muito forró, alegria e humor.

Discurso de agradecimento

"Gostaria de dizer muito obrigado. Retribuirei na forma de muito trabalho, muita disposição e energia para poder cumprir cada palavra e cada compromisso que assumi por Fortaleza", agradeceu Roberto Claudio.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fortaleza de Fé

Com o objetivo de vivenciar a fé, o 5º Evagelizar Dom Bosco é considerado o maior evento católico do Brasil.


O 5º Evangelizar Dom Bosco bateu o record, este ano, com 1.6 milhão de pessoas presentes no aterro da Praia de Iracema, nesse último domingo, 21. Com a presença de várias bandas como Comunidade Recado, Cantores de Deus, Ítalo e Renno, Isaías Luciano, Kelly Patrícia, Adrielle Lopes, Hewaldo Trevisan, Frei Jurandir e a princiapal atração Pe. Reginaldo Manzotti, que abrilhantarão o dia de louvor e adoração a Deus.

O evento que é conhecido nacionalmente, trouxe como tema "Eis que estou convosco" e o lema "Jovem, alegria é viver na fé" que ofecereu aos presentes a oportunidade de refletirem sobre o protagonismo juvenil e desta forma assumirem o compromisso de transformação por um mundo melhor.



sábado, 20 de outubro de 2012

Evagelizando sem fronteiras

Em coletiva de impresa realizada nessa última sexta-feira, 19, no Marina Park, Pe. Reginaldo Manzotti fala sobre juventude, redes sociais, familia e critãos.


"É sempre um prazer e uma alegria voltar a Fortaleza" é assim que Pe. Reginaldo Manzotti deu boas vindas aos jornalista e radialistas presentes na coletiva de impresa. Durante a entrevista o sacerdote aborda diversos assuntos como a gravação do DVD "Um milhão de vozes" em Fortaleza no ano de 2012, o Livro "Feridas da Alma", além de outras relacionadas ao Ano da Fé, Jornada Mundial da Juventude e a Evangelização através dos meios de comunicação de grande massa.

Além da coletiva o padre tambéma participou de programa de TV, concedeu entrevitas a rádio Dom Bosco e visitou irmãs do Convento Carmelo Santa Teresinha e os voluntário e colaboradores o 5º Evangelizar Dom Bosco.





quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Plantas que tranquilizam



Calmantes naturais são comercializados com o intuito de aquietar a mente, mas será que as plantas são tão eficazes quanto os remédios tradicionais?

Estresse do dia a dia, sedentarismo, cobranças, má alimentação são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos e para combater, muitos médicos receitam medicamentos chamados tarja preta, aqueles que ajudam a tratar certos tipos de depressão.

Atualmente, a população está mais estressada, mas isso não significa que é preciso transcrever certos medicamentos. Portanto, uma boa alternativa é utilizar meios fitoterápicos, que são feitos de plantas e sementes. Mas isso não quer dizer que os medicamentos naturais não precisem de pesquisas e comprovações de sua eficácia.

Mesmo os fitoterápicos precisam ser ingeridos com cautela, não se engane em achar que as plantas são inofensivas, a indicação de um médico sempre é indispensável.

As plantas medicinais podem ser usadas no preparo de chás, entre eles estão a valeriana, erva-de-são-joão e a passiflora, esse trio é muito usado pelas indústrias farmacêuticas, pois as substâncias contidas neles atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso.

Cinco plantas que tranquilizam e que têm a comprovação da ciência
Melissa: também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalma levemente
Camomila: tem efeito calmante
Passiflora: é uma espécie de maracujá que ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão
Valeriana: são propriedades extraídas da raiz que melhora o sono.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cumbuco – Natureza para admirar e curtir




A praia do Cumbuco é um dos atrativos turísticos de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Distante aproximadamente apenas 30 km do Centro da Capital cearense, o acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090.

Quem vai ao lugar se encanta, onde visualiza em alguns trechos coqueirais que mais parecem pinturas com o mar ao fundo e uma vasta paisagem variada com lagoas e dunas. O local é um dos mais convidativos a pratica do Kitesurf, uma modalidade aquática bem aceita na região e um dos mais praticados do mundo. Outro espaço que também recebe destaque garantido na praia do Cumbuco é o Windsurf.

Com cenários paradisíacos de praias com água morna e areia branca, Cumbuco atrai muitos estrangeiros, o que acabou influenciando a parte hoteleira da cidade. Hoje, praticamente todos os hotéis são propriedades dos estrangeiros. Estes hotéis e pousadas são totalmente adequados para os esportistas que além da publicidade, cardápio e catálogos utilizam o inglês como idioma predominante além do português.

É uma boa opção para curtir e admirar a beleza natural e um pôr do sol belíssimo que esta praia oferece a todos que preferem um lugar tranquilo, mas com diversão garantida.  Além dos passeios nas dunas de Buggy, onde esses veículos são cadastrados em de ambientes locais. E para quem gosta de passear ao ar livre a pé é uma boa oportunidade de conhecer a Orla Marítima que a praia exibe com beleza com uma boa caminhada e ainda não agride o meio ambiente com fumaças dos carros.

Com toda beleza da praia de Cumbuco, além das praias e pousadas, tem o artesanato que é de boa qualidade e que encanta os olhares de turistas de vários lugares do país até mesmo de outros países que veem prestigiar todo esse encanto que tem as praias cearenses, com sol forte, água de coco e muita música. Tudo isso é encontrado nesse estado maravilhoso que é o Ceará durante as férias, feriados e até mesmo pra quem gosta de curtir e descansar em um só lugar, na praia de Cumbuco.

 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Projeto ViraVida é apresentado na Feira do Empreendedor

Abrindo oportunidades para jovens vitimas de abuso e exploração sexual, o Projeto ViraVida veio com o objetivo de oferecer a esses jovens uma nova oportunidade de reescreverem sua vida e entrar no mercado de trabalho. O projeto busca elevar a autoestima e a escolaridade dos jovens envolvidos, desenvolvendo seus potenciais e assim conquistarem autonomia.

Durante as oficinas, os jovens desenvolvem técnicas de tecelagem como também padronagem, sem esquecer de que a criatividade é voltada para o desenvolvimento sustentável, através de uma consientização ecológica, levando como lema a reutilização de ideias. Após a qualificação, os jovens tiveram a oportunidade de particiar da Feria do Empreendedor 2012, como expositores de suas próprias ideias e criações, tais como bolsas, cintos, jogos etc.

A Feira do Empreendedor traz nesta edição o tema "Cidade dos Negócios". Durante os quatro dias, o evento contará com palestras, minicursos e soluções tecnológicas e de inovação, destinados tanto aos empreendedores que já possuem um negócio como para os que pensam em abrir uma pequena empresa.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha quer arrecadar brinquedos para doar no Dia da Criança

“Sabe quanto vale um brinquedo esquecido? Um sorriso largo de criança”. Com este slogan um grupo de entidades está realizando campanha para sensibilizar a sociedade a fazer doações de brinquedos para crianças atendidas por diversas entidades de Fortaleza.  A intenção é dar a elas mais alegria no Dia da Criança. As entidades beneficiadas serão Associação Familiar Parque Água Fria, Casa do Sol Nascente, CDI, Espaço Vida Vida e Lar Amigos de Jesus.

Os brinquedos podem ser doados até o dia 5 de outubro em um dos seguintes locais:  Agências da Caixa, Colégio Espaço Aberto, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-CE), Guarda Municipal, FIEC, Laboratório LabPasteur, lojas da Cagece, Shopping Benfica, Sol Nascente e Tribunal de Justiça do Ceará. No dia 9 de outubro, os brinquedos serão entregues em uma solenidade no 23º Batalhão dos Caçadores (23 BC), no bairro de Fátima.

Dentro do grupo que está promovendo a campanha estão ABO-Ce, ACERT, Cagece, Caixa, Corpo de Bombeiros, (CRECI-CE), Guarda Municipal de Fortaleza, Expressão Gráfica, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Laboratório Pasteur e Unimagem, Marcograf, Rotary Clube, Rede Liderança FM, SECOVI, Shopping Benfica, Tribunal de Justiça do Ceará e União dos Escoteiros do Brasil.
A campanha, que acontece em setembro e outubro, começou em 2001. Depois de uma parada em 2003, voltou com novas parcerias em 2007 e 2008. Houve mais uma interrupção e retornou em 2011.

Nas seis edições realizadas foram arrecadados 45.850 brinquedos e beneficiadas mais de 50 entidades como a Associação Peter Pan, Lar Amigos de Jesus, Centro de Desenvolvimento Infantil, IPREDE, ONG Moradia e Cidadania e Programa Mesa Brasil, dentre outras que foram aderindo ao longo dos anos. Ano passado, a campanha arrecadou mais de oito mil brinquedos, beneficiando crianças de vinte e sete projetos e instituições.

Mais informações: Campanha Sorriso Largo – (85 3261 2531)

Fonte: Boa Notícia

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sabor cearense


Panelada, buchada, carne de sol, baião-de-dois, camarão, lagosta, tapioca são algumas das comidas típicas da culinária cearense. Com um tempero peculiar, exótico e tropical esses sabores agradam o paladar de nativos e visitantes. Portanto, em geral, os pratos são originários dos colonizadores e índios que habitavam o Estado.

Cozinhar é a arte de preparar alimentos, contudo restaurantes em Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte. O Arre Égua é um especialista em comidas regionais. Com uma decoração rústica, o restaurante oferece um cardápio diversificado com aperitivos nacional e importado, cura ressaca e Engambela Bucho. O Bar Arre Égua fica aberto as terças e quintas, a partir das 21h e o restaurante todos os dias, localizado na Rua Delmiro Gouveia, 420, Varjota.   

O Centro das Tapioqueiras, ponto obrigatório para turistas a caminho das praias é outro espaço para quem quer deliciar a famosa tapioca, sendo que, o cliente ainda pode degustá-la com recheio de camarão, frango ou carne de sol, se preferir doce, vem acompanhada com banana assada e goiabada com queijo. Abri todos os dias.

Símbolo da culinária cearense, a lagosta é um produto muito requisitado por turistas que visitam a capital cearense. A Sal e Brasa churrascaria oferece a seus clientes uma variedade de frutos do mar. Fica localizada na Av. Abolição, 3500, Meireles. O peixe também é considerado o prato mais tradicional da cidade, servido na maioria dos restaurantes.

Especialista em servir picanha na cidade, Divina Picanha fornece pratos à base desse tipo de carne além de pizzas, filés e outras delícias. Se o turista preferir por um ambiente descontraído, com decoração temática o lugar ideal é Kukukaia, restaurante com ambientação regional destaca-se também no oferecimento do espaço para todos os tipos de eventos.

Um cenário perfeito para curtir as férias e relaxar depois de horas de trabalho são as barracas de praias, instaladas em toda a extensão do litoral cearense sugerem variados pratos, sendo os mais procurados, o camarão, a caldeirada e caranguejada.  E Para quem busca se refrescar na Terra do Sol, a opção são as frutas tropicais que aparecem nos licores, batidas, sucos e refrescos.





      

sábado, 15 de setembro de 2012

Cearês


O Ceará é cheio de belezas naturais, uma cultura forte e um povo altamente acolhedor. Isso tudo não é novidade para os brasileiros, mas existe algo particularmente cearense, o seu modo de falar. O cearense é o único que usa uma afirmação seguida de negação. Exemplo: Você sabe onde fica o aeroporto? “Sei não”. Tem dinheiro pra me emprestar? “Tenho não”.

Entre outras coisas o cearense também é “fominha” e tem mania de comer algumas palavras e juntar tudo de uma só vez: Como é que é? “comé”, “O que diabo é isso?” “diabeisso”. Existem muitas coisas que só os cearenses podem proporcionar. E para você que vem ao Ceará, a Revista NORDESTE BRASIL traz a você algumas palavras* para não ficar perdido em uma (“numa”) conversa.

Abestado: Bobo. Ex: deixa de ser abestado.
Aperreado: Nervoso, apressado
Aperrear: Perturbar. "Pára de me aperrear, menino!"
Arengar: Brigar
Avexado: Apressado
Avia!: Se apressa. ("Avia, menino, vai tomar café!", segundo o Adauto)
Baitola: Gay
Cabôco: Homem. (Em Mundaú há um estabelecimento chamado "Pousada do Cabôco Sonhadó")
Casamento da Raposa: Fenômeno meteorológico bastante comum no Ceará, no qual chove e faz sol ao mesmo tempo
Cheio dos pau: Completamente bêbado
Cunhã: Pejorativo de mulher
Dar pitaco: Emitir opinião
Enredar: Dedurar
Ispilicute: Adjetivo para qualificar crianças bonitinhas. (Palavra derivada da expressão "Is pretty cute", utilizada pelos soldados norte americanos que durante alguns anos instalaram-se no Ceará)
Pastorar: Tomar conta do carro.
Quengo: Cabeça
Peba: Adjetivo aplicado a uma coisa ordinária
Pegar o beco: Caminho de ir embora
Pitéu: Mulher gostosa
Tá de bode: Está menstruada
Tô lascado: Estou ferrado
Vai prá China: Vai se danar


*Fonte: "Dicionário de Cearês", de Marcus Gadelha (Multigraf Editora Ltda).

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ultimos dias para as inscrições do Fórum Global de Juventude

O Fórum Global da Juventude CIPD Além de 2014 acontecerá no Bali Nusa Dual Convention Center, em Bali, Indonésia, entre os dias 4 e 6 de dezembro. Podem participar jovens entre 18 e 30 anos de idade. O pré-requisito é que a pessoa conheça o Plano de Ação da CIPD e seja engajada nos temas.  O prazo para as inscrições acaba no dia 15 de setembro de 2012.
As vagas para o Fórum Global da Juventude são limitadas. Os candidatos serão selecionados com base em critérios definidos na inscrição. Devido ao alto volume de aplicações, apenas candidatos aprovados serão notificados.
Participe! As fichas para candidatura estão disponíveis em inglês, espanhol ou francês.
Você não poderá estar conosco em Bali? Então pode participar do Fórum de onde estiver, em qualquer lugar do mundo.
Se não pode ir ao Fórum, em Bali, você ainda tem a chance de participar plenamente como delegado virtual. As inscrições para a participação virtual abrem em 16 de setembro. Os delegados virtuais podem ser mais jovens – entre 14 e 30 anos de idade.
Os delegados virtuais participarão da conversa on-line sobre os temas do fórum em tempo real e, de 4 a 6 de dezembro, poderão acompanhar e contribuir para discussões online. Suas contribuições on-line irão alimentar diretamente o Fórum e moderadores garantirão que os pontos de vista dos delegados virtuais sejam representados nas discussões plenárias e nas recomendações. Como delegado oficial, o seu nome e o seu país serão incluídos no relatório que deverá ser preparado para o Secretário-Geral das Nações Unidas.
Serviço
Fórum Global da Juventude
Data:4 a 6 de dezembro de 2012
Local:Bali Nusa Dual Convention Center, em Bali, Indonésia
 
Fonte: juventude.gov.br

sábado, 18 de agosto de 2012

ONG's sobre o meio ambiente

Você quer saber mais sobre a situação do meio ambiente no Ceará e como as instituições estão agindo para a preservação, mobilização e conscientização? Segue abaixo uma lista de alguns sites e blogs onde você podera obter informações e quem sabe até fazer parte nos projetos.

VEGAN STAFF - CEARÁ
Site: www.veganstaff.org
E-mail: ceara@veganstaff.org


NAVE - NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E VEGETARIANISMO
Contato: n.a.ve@grupos.com.br
Blog: www.n-a-ve.blogspot.com



ASSOCIAÇÃO CIVIL ALTERNATIVA TERRAZUL
E-mail: ternativa.terrazul@terra.com.br 
Site: www.terrazul.m2014.net

ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PRESERVAÇÃO DE AMBIENTES AQUÁTICOS 
E-mail: faleconosco@aquasis.org
Site: www.aquasis.org

FUNDAÇÃO DE SAÚDE E INTEGRAÇÃO SOCIAL - CIS
E-mail: fundacaocis@gmail.com
Blog: fundacaociscoreau.blogspot.com.br

INSTITUTO DE ECOLOGIA SOCIAL CARNAÚBA
Site: www.carnauba.org.br 

ONG CACTUS
Blog: ongcactus.blogspot.com.br

ASSOCIAÇÃO CAATINGA
Site: www.acaatinga.org.br

UNIÃO MUSICAL ALTERNATIVA DO SERTÃO CENTRAL
E-mail: unimasc2012@gmail.com


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Feijoada de frutos do mar



Comer é um dos prazeres da vida e, pensando nisso, a Revista A Praia dá uma dica para os amantes da boa culinária, onde é possível encontrar um cardápio variado capaz de satisfazer paladares.

Esqueça a carne seca e a costelinha de porco. Camarões, lagosta, polvo e caldo de peixe fazem deste preto uma saborosa mistura de feijão branco com delícias do mar. A feijoada sem dúvida é um dos pratos mais populares do Brasil. Não há como resistir ao sabor do feijão mais bem temperado e repleto de ingredientes, mas de onde veio esta delícia?

Como símbolo da culinária nacional, a feijoada é uma mistura dos costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano. Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal.

Assim, o feijão misturado com farinha de mandioca ou fubá grosso de milho, antes de ser servido, virou prato tradicional naquela época. Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, toucinho e farinha. Estava feita a primeira feijoada.

Hoje pode esquecer-se da linguiça, costelinha de porco, bacon e a carne defumada. A feijoada de frutos do mar é uma inovação originada da Espanha e preparada com feijão branco, peixe, camarão, lagosta e polvo.

Embora o feijão preto seja um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, a irresistível Feijoada de Frutos do Mar que é servida no Boteco Praia titulada como melhor lugar para paquerar na cidade, é um dos pratos mais requisitados.

A ideia de acrescentar esse prato exclusivo no cardápio do restaurante veio de Edilson e Wellington, ambos gerente do estabelecimento onde conversando com alguns clientes resolverão aderir a Feijoada de Frutos do Mar como especialidade da casa, aos sábados e domingos.

De acordo com Jorlandio da Silva, chefe de cozinha, a intenção do prato é não perder a essência da feijoada tradicional, na qual cada ingrediente e acompanhamento têm papel fundamental na construção do sabor.

Além de ser um diferencial na culinária do local, a Feijoada de Frutos do Mar é rica em propriedades como zinco, ferro, vitaminas no complexo B que ajudam na manutenção do sistema nervoso central e na formação de glóbulos vermelhos, rico em magnésio, ajuda na formação dos ossos e ainda traz outros benefícios.

A vantagem dessa inovação é que pode comer sem se preocupar muito com a balança, pois diferente da feijoada tradicional que tem aproximadamente 1.000 calorias, a de Frutos do Mar tem menos da metade: 450 calorias.

Ficou com água na boca? Veja abaixo uma receita de feijoada feita pelo restaurante Boteco, o qual é o único restaurante de Fortaleza que tem em seu cardápio, Feijoada de Frutos do Mar.

RECEITA

MODO DE PREPARO

Ingredientes

400 g de feijão-branco Água

2 dentes de alho

1 ½ cebola pequena

40 ml de azeite

60 g de tomate pelado

2 tabletes de caldo de peixe

½ kg de gelo

1 kg de tentáculos de polvo

1 kg de lagosta

20 ml de óleo de soja

70 g de lula

70 g de camarão médio

1 g de coentro fresco

Sal

Pimenta

Modo de preparar

Na panela de pressão, coloque o feijão e cubra com água (3 centímetros acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que os grãos fiquem macios. Escorra e reserve. Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 mililitros de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte 0,5 litro de água e 100 gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve. Reserve.

Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 mililitros de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, contados após a válvula da panela começar a chiar (ou até o polvo ficar macio). Escorra, corte os tentáculos em pedaços de 6 centímetros de comprimento e reserve. Retire-as e reserve.

Corte a lula em anéis de 1 centímetro de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 mililitros de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados. Em uma panela grande, coloque 10 mililitros de azeite.

Adicione também o restante do feijão cozido e deixe ferver por 5 minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, a lagosta, e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 mililitros de azeite.

Dica especial:

Sirva com arroz branco ou arroz com açafrão. A receita também fica uma delícia acompanhada de uma farofa de dendê, farofa de ovos com camarão e couve manteiga e abacaxi no forno com banana, canela e vinho branco para ficar mais saboroso.

Fonte: Boteco Praia

Av. Beira-Mar, 1680.  Fone: (85) 3248.4773

Aberto todos os dias (às sextas, sábados e domingos, a partir do 12h)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Memórias da escravidão no Ceará




O Museu Senzala Negro Liberto está localizado no município de Redenção, a 50 km de Fortaleza, capital do Ceará. Este espaço guarda memórias da história brasileira desde o século XVIII. Criado em 2003, o museu é composto por canavial, senzala, casa grande, moageira e uma unidade de produção da aguardente Douradinha, envelhecida em tonéis de bálsamo por 30 anos. O sítio onde o museu está localizado foi construído pela família Muniz Rodrigues, em 1873.

O engenho é outro atrativo do museu, pois a máquina de moer a cana foi fabricada na Escócia, em 1927. Atualmente, o museu funciona de agosto a setembro, produzindo entre 8 a 15 litros de caldo de cana por dia para a produção da cachaça. Funcionando a vapor, esse equipamento utiliza o bagaço da cana de açúcar como combustível.

Como marco histórico, a Vila de Acarape, hoje Redenção, foi o primeiro município brasileiro a dar alforria aos negros cativos. Esta ação foi executada antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.
Sendo a primeira província do Brasil a abolição da escravatura, em 1883, o sítio se tornou referência. A Casa Grande, antigo Engenho Livramento, é repleta de histórias dessa época. Sendo passado de geração a geração, hoje, os responsáveis pela manutenção da área são Hipólito Rodrigues de Paula Filho, conhecido como “Potin” e sua filha Eneida Muniz Rodrigues, membros da família de Juvenal de Carvalho.

A fazenda, que possuía 100 hectares de terra, cresceu bastante depois de ser comprada por Juvenal.  O piso da Casa Grande, em mosaico português, é original do século XVIII. Vale lembrar que a fabrica de cachaça, produzida pelos escravos, está no mercado há 138 anos, sendo que, a cultura própria daquela época, continua sendo preservada, conforme se pode observar pelo artefato preso na varanda (uma cabeça de boi).
A senzala é outro grande ponto do museu, localizada no subsolo, o espaço é muito pequeno e cheio de morcegos, marcas visíveis da crueldade imposta pelos senhores aos negros.  

Histórias
Na varanda da Casa Grande fica um sino com a seguinte frase “Sino para anunciar a labuta” (labuta significa “trabalho penoso”), de acordo com a lenda,  se alguém tocar no sino, caso seja solteira, após o toque nunca mais se casará, ou se for casada, em pouco tempo se separa ou fica viúva.
Outro grande fato foi à morte de uma escrava na fazenda. Conta-se que a escrava cuidava do único filho do senhor Simão e, por descuido, deixou a criança cair, causando acidentalmente a morte do menino. O senhor revoltado, espanco-a, torturando-a durante dias e em seguida, foi enterrada viva no local da senzala, próximo aos troncos.

Na casa também está preservado o documento que traz o nome antigo do município que se chamava Calaboca. Esse nome veio porque na antiga Acarape existia um mosteiro de frades, com a presença de indígenas, quando os frades se reuniam para as orações, os índios começavam a fazer barulho e os frades ordenavam que calassem a boca.

Castigos
  • Tronco – Os escravos que eram encontrados dormindo ou sem trabalhar no horário do serviço, eram levados até o tronco. Lá, eram expostos para que as pessoas que passassem no local pudessem açoitá-lo.
  • Vira mundo – Os escravos ficavam amarrados das 18 horas até as 5 horas do dia seguinte, com os pés e as mãos presas a um instrumento de ferro.
  • Sala dos Troncos – Os escravos eram surrados com chicotes feitos com bacalhau a couro cru. Na época, cada ponta do chicote continha lâminas, pregos, ferro etc. Após o castigo, eles eram banhados com água misturada com sal, vinagre, pimenta e urina de animal.
  • Solitária – Caso houvesse tentativa de fuga, os escravos eram mantidos em um pequeno espaço fechado permanecendo, neste local sombrio, por sete dias.

domingo, 22 de julho de 2012

Bicicleta de bambu?

Vou postar aqui uma noticia muito legal onde um grupo de jovens resolveram criar um a bicicleta de bambu, confere a noticia abaixo.


Todos os dias, um grupo de 12 jovens bate ponto no Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo. Logo de manhã, já começam a desamarrar pacotes de bambu. Com uma cola natural, feita ali mesmo, juntam os pedaços, formando quadros triangulares. Três horas de secagem e outras peças são acopladas. Rodas, câmbio, catracas, guidão e aí está: uma bicicleta novinha, para um dos 4,6 mil alunos da rede municipal ir e voltar da escola pedalando.

É assim que funciona a primeira e única "fábrica" de bicicletas de bambu de São Paulo. Ocupando dois andares de um CEU, ela é peça essencial do projeto "Escolas de Bicicletas", que prevê que, até o fim do ano, cem alunos de 12 a 14 anos em cada um dos 46 CEUs se desloquem para a escola em comboios de bicicletas, acompanhados por monitores. Hoje, cerca de 500 crianças já pedalam nesse esquema. E todas as bicicletas saem das mãos dos 12 jovens do Jardim Paulistano.

A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 50 bicicletas por dia e, desde o início da operação, em março, já construiu 1,5 mil. Serão 4.680 até novembro. Segundo o coordenador do projeto, Daniel Guth, a opção pelo bambu não é à toa. "Nossa ideia não é apenas colocar bicicletas na rua, mas também conscientizar as crianças sobre conceitos como sustentabilidade e ambientalismo. O bambu gasta muito menos energia do que o alumínio e é produzido bem perto daqui, em Bragança Paulista, o que diminui os custos com transporte. A pegada de carbono é muito pequena."

Durabilidade
Guth também garante que o material é resistente. Segundo ele, testes de resistência foram feitos a pedido da Prefeitura antes do início do projeto e cada bicicleta aguentou, em média, 1,6 tonelada antes de o bambu começar a rachar. "Essas bicicletas podem durar até 20 anos", diz o designer carioca Flávio Deslandes, que concebeu a bicicleta. Ele mora na Dinamarca há mais de uma década, projeta bikes de bambu desde 1995, e desenhou o modelo do CEU especialmente para o programa municipal.

Toda a fabricação das bicicletas e dos bicicletários nos CEUs, além do treinamento dos alunos, está orçada em R$ 3,1 milhões. Os jovens recebem salário do Instituto Parada Vital, entidade contratada para o projeto.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

sábado, 14 de julho de 2012

O elemento água da vida

A água como todos nós sabemos é um elemento vital para a vida na terra. Este líquido composto por hidrogênio e oxigênio é considerado uma das substâncias mais ambundantes do palneta, mas até quando?
Aproximadamente 80% do nosso organismo é composto por água, sendo considerada pelos pesquisadores como um importante fator para a conservação da saúde, porém está havendo um grande desperdício.
 

A escassez da água no país é preocupante, mesmo o Brasil sendo um país privilegiado por ter o maior rio do mundo, a irregularidade da distribuição e a falta de saneamento básico em alumas regiões são fatores agravantes, pois, hoje em dia, 55% da população não tem água tratada, por isso, políticas públicas devem ser desenvolvida para que se reverta esse quadro.
 

Segue abaixo algumas dicas onde em casa mesmo você pode está contribuindo e reduzindo esse disperdício.

- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira.

- Ao tomar banho, desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.

- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;


É com pequenas atitudes que fazemos grande diferença.

Faça você também, contribua para a preservação do bem mais valioso, a água.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Falar de música


Por que você gosta de musica? Por que você canta junto assim que ouve a musica? Por que ir atrás de uma determinada musica que te faz sentir mal? Ou sentir bem?

Porque musica é algo único, é uma linguagem universal que faz com que a gente exponha nossos sentimentos que estão ali guardados.
A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas,
até formas aleatórias

A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.


“a música é uma porção vital para a nossa sobrevivência.”

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A febre amarela


A onda do color block trouxe de volta uma cor que andava esquecida no canto do armário. Fernanda Lima, Kate Middlton, Fernanda Paes Leme, Angelina Jolie são algumas das famosas que resgataram o tom considerado difícil de combinar, até bem pouco tempo atrás. 

O amarelo invadiu o mundo das celebridades com força. O tom fica bem em loiras, morenas, ruivas e em qualquer cor de pele. A dica é saber escolher o tom - vivo, cítrico ou contrastante -  que mais combina com o tom da sua pele e sair arrasando. 

A cor por si só já brilha e deixa o look perfeito. O ideal é complementar com acessórios discretos, bijuterias mais simples para não tirar o destaque da roupa. Exceto para os sapatos que estão liberados em tons vivos e fortes.